TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Peça Civil

Por:   •  5/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 4

AO DOUTO JUÍZO DE DIREITO DA ... VARA CÍVEL DA COMARCA DE BELO HORIZONTE/MG.

RAFAEL, profissão..., estado civil..., CI..., menor impúbere neste ato representado por sua genitora DONINHA, profissão..., estado civil..., CI..., endereço eletrônico..., residente e domiciliada na Rua ..., n..., Bairro..., CEP..., Belo Horizonte/MG, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, procuração em anexo, com fundamento no artigo 319 CPC c/c art. 14 CDC, ajuizar a presente

AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E ESTÉTICOS

contra o DURMA PARA SEMPRE S.A, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n ..., com sede na Rua ..., n ..., Bairro..., CEP ..., Contagem/MG e JACK CHAN, médico, estado civil ..., CI..., endereço eletrônico..., residente e domiciliada na Rua ..., n..., Bairro..., CEP..., Cidade .../Estado..., pelos fatos e fundamentos que passa a expor.

  1. DA COMPETÊNCIA DO JUÍZO

Estabelece o artigo 101, I, CDC que a ação de responsabilidade civil do fornecedor pode ser ajuizada no foro de domicílio do autor.

No caso em tela será demonstrada oportunamente a existência de uma relação de consumo,comincidênciadasdisposiçõesdaLein.8.078/90.Damesmaforma,aparteautoraéresidentee domiciliada em BeloHorizonte/MG.

Logo, este juízo é territorialmente competente para recebimento e processamento do

presente feito.

  1. DA GRATUIDADE DEJUSTIÇA

Estabeleceoartigo98eseguintesdoCPCqueapessoafísicaqueapresentarinsuficiência de recursos tem direito à gratuidade dejustiça.

No caso em tela, o autor é menor impúbere e sua representante legal encontra-se desempregada, tendo como única fonte de renda um auxílio de R$600,00 (seiscentos reais) fornecido pelo Governo Federal.

Desta forma, a parte autora se enquadra da previsão legal, razão pela qual se torna necessária a concessão dos benefícios da gratuidade de justiça

  1. DOS FATOS(Suprimido)

  1. DOSFUNDAMENTOS
  1. DO LITISCONSÓRCIOPASSIVO

Considerando que o tema trazido à análise se tangia à responsabilidade civil solidária, entendeaparteautorapelafaculdadedeajuizaraaçãoentreambososréus,eisqueentreeleshácomunhão de obrigações relativa ao feito em questão, conforme estabelece o artigo 113, I,CPC.

  1. DA RELAÇÃO DECONSUMO

A relação de consumo se faz presente quando configurada a figura do consumidor e do fornecedor.

No caso em questão, o autor se enquadra como consumidor eis que é pessoa física que adquiriu os serviços médicos ofertados pela 1ª ré e personificado na conduta da 2ª ré, conforme prevê o artigo 2º, do CDC.

Lado outro, a 1ª ré é pessoa jurídica que fornece habitualmente serviços médicos hospitalares,deformaonerosa,sendoo2ºréuéatuantenaestruturajurídicada1ª,conformeprevêoartigo 3º,CDC.

Neste sentido, a presente demanda deve ser analisada a partir dos preceitos protetivos dalei consumerista.

  1. DA RESPONSABILIDADECIVIL

a) Da culpa do Profissional Liberal

        Conforme estabelece o CDC no artigo 14, a responsbilidade existe quando presente o elementode culpa de sua parte.

        No caso que se apresenta o réu 2º Réu, profissional liberal, ao realizar o procedimento cirurgico no cotovelo errado do autor ainda deixar uma gaze dentro da sutura, provocou varias dores no autor alem de sequelas.

        Neste sentido o Profissional liberal, agiu com imperícia ao executar sua atividade, restando, portanto, o elemento cuulpa, sendo assim reponsavel pela reparação civil de danos.

b) Do Dano Moral Causadoao Autor

O dano moral pode ser entendido qualquer ação que acarreta dor, sofrimento, vexame ou humilhação conforme previsto no artigo 1º III e 5º, V, X da CF/88 e que deve ser assegurado a vitima destas violações destes direitos a reparação de danos.

No caso em telao autor passou por diversos sofrimentos e constrangimentos ao ter o cotovelo errado operado, por imperícia do profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com