TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Poluição, seus tipos e consequências

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS[pic 1]

CURSO: DIREITO

POLUIÇÃO, SEUS TIPOS E CONSEQUENCIAS

HELOISA ACORDI BUENO

FOZ DO IGUAÇU – PR

2018

Para se dar inicio ao estudo referente a poluição, se faz necessário entender o que seria esse fenômeno tal falado nos últimos anos e que causa muitas preocupações para as autoridades públicas e a sociedade em geral.

A poluição, nada mais é do que alterações químicas, físicas ou biológicas que ocorrem através de iniciativas humanas e naturais nas quais acarretam a deterioração do meio ambiente, e assim afetando a qualidade de vida da população mediante o ar, água e solo.

Muitos pensam que a poluição só é gerada pelo ser humano, porem fenômenos naturais também desencadeiam tamanhos avanços na poluição, como por exemplo os destroços que ficam após se tem um terremoto ou um tsunami. Porém não pairam dúvidas de que a ação humana diante a poluição se faz muito mais presente e muito mais prejudicial ao ecossistema.

Com o avanço da indústria e da necessidade do consumo de produtos industrializados cresce de forma prejudicial os impactos ao meio ambiente. Com o decorrer do início da revolução industrial no século 18 até os dias de hoje, muitos fatores evidenciaram a necessidade do controle desses impactos. A maioria da emissão dos poluentes é oriundo de algum processo por parte do homem, principalmente industrial.

A maioria dos processos industriais utilizam a queima de combustíveis fósseis, que emitem óxidos, por exemplo, o óxido de enxofre (SO2) conhecido como um óxido ácido que na atmosfera reage com a molécula de água (H2O) produzindo o ácido de enxofre (H2SO4). Dessa reação vem a chuva ácida que ocasiona a corrosão de estruturas, monumentos e prédios, destruição da vegetação e problema no PH do solo. A chuva ácida vem da formação natural da chuva na atmosfera, porém, com a concentração de ácidos.

[pic 2]

Se analisar a imagem explicativa sobre o processo da chuva ácida é possível observar que a precipitação da chuva ácida não ocorre no local de emissão e sim em outros locais. Por exemplo, a emissão no Rio grande do Sul, pode facilmente surtir efeito no Uruguai.

[pic 3]

A imagem acima faz uma comparação na exposição de uma estrutura com o excesso da acidez da chuva.

 Outro processo muito degradante para o meio ambiente é a combustão, que é a queima de um comburente por exemplo o petróleo e o carvão (hidrocarbonetos) que queimados completamente emitem para a atmosfera o dióxido de carbono (CO2) que além de participar da chuva ácida reagindo com a molécula de água produzindo o ácido carbônico participa também do efeito estufa, que desde a década de 90 vem gerando muitos debates, conferências e tratados pelo controle da sua emissão por parte das grandes potências mundiais. Essa emissão é constante devido a intensa utilização do hidrocarboneto no petróleo em máquinas industriais, automóveis, máquinas agrícolas e etc. O aumento do efeito estufa implica no aumento térmico da terra provocando drásticas mudanças físicas no planeta.

Segue abaixo, os setores mais contribuintes da emissão de gases do efeito estufa.

[pic 4]

Desde o protocolo de Kyoto em 1997 firmado no Japão com a participação da ONU firmou-se que as potenciais industriais globais diminuíssem a emissão de CO2

Com o decorrer do avanço tecnológico, a rotina das pessoas teve uma mudança significativa, e se faz necessário compreender que desde o início da globalização na década de 90, acarretou-se em um maior número de  informações e a forma na qual é transmitido essa informação para a população.

 Para as organizações se estabelecerem no mercado o excesso de informação da sua marca se faz necessária e se formos analisar, nos grandes centros urbanos estamos cheios de excesso dessas informações, por exemplo nas ruas em: outdoors, prédios, ônibus, alto falantes e etc. Devido a essa exposição, ocasiona-se muitos impactos para a qualidade de vida das pessoas. Alguns impactos que podemos elencar são: dores de cabeça, ansiedade, estresse, depressão, problemas auditivos e etc.

 Obviamente, que os impactos das poluições sonora e visual dependem do tempo de contato das pessoas com esses ambientes.

Na maioria dos casos, alguns processos biológicos inerentes ao homem impacta em sua qualidade de vida. Fisicamente falando, a diferença da densidade do ar (quente e frio) cria uma movimentação dessas massas de ar, o ar quente (menos denso) tende a subir e o ar frio (mais denso) descer e assim sucessivamente.

 Porém, temos o processo de inversão térmica que é o estacionamento do ar frio na superfície mais próxima do homem e impede o processo da movimentação da diferença de densidade do ar. Com esse processo natural da inversão térmica, poluentes emitidos pelo homem ficam estacionados próximos da nossa superfície. Com a inversão térmica mais a emissão constante de poluentes através das industrias, automóveis aumenta-se drasticamente a concentração de poluentes na nossa superfície, logo acarretando problemas de saúde, como a falta de vitamina D, doenças respiratórias, intoxicação, irritação nos olhos, dificuldade da chegada da luz solar, entre outros fatores.

Vale um observação, a inversão térmica se intensifica no inverno o que vale a preocupação ainda maior na emissão de impurezas no ar.

Podemos elencar aqui alguns tipos de poluição vistos com mais frequência em nosso cotidiano e definir com conceitos básicos, sendo eles:

  1. Poluição do Solo: esse tipo de poluição é o mais visto no mundo, e sendo ele o mais prejudicial para a biodiversidade, pois por ter uma ligação direta com o meio ambiente, acaba por afetar muito rápido as espécies animais tanto quando os humanos. Tal poluição se faz presente pelo descarte irregular de resíduos químicos, sólidos e líquidos, como também pelo descarte de lixos domésticos que acarretam grandes impactos ao meio ambiente. Por exemplo: lâmpadas, eletrônicos, pilhas, gasolina, chumbos, etc. Assim tais resíduos provocam gases tóxicos, resultando na deterioração do solo, e danificando o cultivo de vegetais e também da reprodução de animais.
  2. Poluição da Água: chamada também de poluição hídrica, ela interfere diretamente na qualidade da água, seja nos rios, mares, oceanos e lagos. O principal fator que adultera tal qualidade se faz pelo despejo de produtos contaminantes nas águas, como por exemplo, esgotos, óleos, produtos químicos, plásticos, dentre muitos outros.
  3. Poluição Térmica: pouco falada, a poluição térmica é muito recorrente e traz grande impacto para o meio ambiente. Já explanado nesse texto, a poluição térmica se faz pelos aquecimentos das aguas e do ar que são utilizados pelas usinas, tanto hidroelétricas, termoelétricas quando as nucleares. Porém grandes desmatamentos, erosões do solo e o avanço da urbanização, influenciam e muito nesse tipo de poluição, fazendo com que as temperaturas aumentem e assim desestabilizando as espécies que habitam no local.
  4. Poluição Radioativa: gerada principalmente pelas usinas nucleares, as quais se utilizam de materiais como urânio, iodo, cobalto, plutônio entre outros. Tal fonte de energia, teoricamente não causa danos para o meio ambiente, porem são fontes com grandes chances de acidentes e esses sim acarretam enormes danos tanto ao meio ambiente quanto para a população. Grande exemplo, temos pelo acidente de Chernobyl, como também as bombas lançadas pelos EUA e, Hiroshima e Nagasaki, as quais, até hoje existe altos níveis de radioatividade. Como consequência desses acidentes, temos grandes modificações genéticas, e a implantação de doenças graves como o câncer.
  5. Poluição do Ar: gerada por poluentes tóxicos é uma das poluições mais prejudiciais atualmente, vez que com o crescimento de industrias o lançamento de poeiras industriais, hidrocarbonetos, aerossóis, fumaças negras, assim como o crescimento de veículos nas grandes cidades se faz muito presente a emissão de gás carbônico. Dentre os principais poluentes, estão os chumbos, dióxido de carbono, monóxido de carbono, dentre outros. Tal poluição implica em diversos problemas na saúde humana, como já elencado, os problemas respiratórios são os mais comuns como consequência dessa poluição.
  6. Poluição Sonora: gerada pelo excesso de barulho, é uma poluição que não chama tanto a atenção e pouco se fala dela, pois tal poluição não atinge o meio ambiente diretamente mas sim os seres vivos e os animais, logo sendo considerado como crime ambiental. Tal poluição deveria ganhar mais destaque pois suas consequências são tão significativas quando a consequências das demais, vez que ao se ter o uso abusivo de barulho isso pode acarretar em problemas psicológicos, mentais  e físicos nos seres humanos, como por exemplo, o mau humo, stress, dor de cabeça, insônia, agitação dentre outras.

Referencias

Tipos de Poluição, 2016. Disponível em: Acesso em: 10/06/2018.

Você sabe quais os tipos de poluição ambiental?, 2014. Disponível em: < http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/voce-sabe-quais-os-tipos-de-poluicao-ambiental/> Acesso em: 10/06/2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (221 Kb)   docx (180 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com