TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira Guerra Mundial

Por:   •  20/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 6

UNIDADE DIDÁTICA
Tema: Primeira Guerra Mundial.

DISCIPLINA: HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA.TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA. HISTÓRIA DA ÁFRICA. SEMINÁRIO VI
DOCENTES: FÁBIO L. SILVA, CYNTIA SIMIONI, TAÍSE F. DA CONCEIÇÃO NISHIKAWA, REGINALDO B. NISHIKAWA
DISCENTE: ARLÊNIO FAGUNDES BARBOSA


BOM JESUS DA LAPA
Unidade didática

Tema: PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

APRESENTAÇÃO:
Considerando que entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia a euforia da chamada Belle Epóque (Bela Época). Do ponto de vista da burguesia dos grandes países industrializados, o planeta experimentava um tempo de progresso econômico e tecnológico. Confiantes de que a civilização atingira o ápice de suas potencialidades, os países ricos viviam a simples expectativa de disseminar seus paradigmas às nações menos desenvolvidas. Entretanto, todo esse otimismo encobria um sério conjunto de tensões.

Com o passar do tempo, a relação entre os maiores países industrializados se transformou em uma relação marcada pelo signo da disputa e da tensão. Nações como Itália, Alemanha e Japão, promoveram a modernização de suas economias. Com isso, a concorrência pelos territórios imperialistas acabava se acirrando a cada dia. Orientados pela lógica do lucro capitalista, as potências industriais disputavam cada palmo das matérias-primas e dos mercados consumidores mundiais.

Causas:

Com essa disputa acirrada pelo mercado mundial, foram surgindo os primeiros sinais de que uma grande guerra estaria vindo pela frente. Os países da Europa começaram a investir em tecnologia de guerra, engrossando as fileiras do exército. Além disso, foi desenvolvida uma política que ficou conhecida como “política de alianças”. Foram assinados acordos militares que dividiram os países europeus em dois blocos, que mais tarde dariam início a primeira Guerra Mundial. A divisão colocava de um lado a Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, que formavam a Tríplice Aliança, e do outro a Rússia, França e Inglaterra, compondo a Tríplice Entente.

Não podemos esquecer do revanchismo que existia entre a França e a Alemanha, já que no final do século XIX durante a Guerra Franco-Prussiana o país havia perdido a região da Alsácia-Lorena para os Alemães, e agora desejavam poder retomar a região novamente.

Uma das causas que provocou a guerra propriamente dita foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, enquanto fazia uma visita a Saravejo, região da Bósnia-Herzegovina. O criminoso era um jovem que pertencia a um grupo Sérvio (Mão Negra) que era contra a intervenção da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. Insatisfeito com as atitudes tomadas pela Sérvia contra o criminoso, o império austro-húngaro declarou guerra à Sérvia em 28 de julho de 1914.

A Guerra

Com a guerra tendo iniciado, alguns dos primeiros ataques aconteceram contra o continente africano e no oceano pacífico, onde haviam colônias e territórios ocupados pelos europeus. A África do Sul foi atacada pelas forças alemãs em 10 de agosto, pois as terras pertenciam ao império Britânico. A Nova Zelândia invadiu a Samoa, que pertencia a Alemanha, e a Força Naval e expedicionária Australiana desembarcou na ilha de New Pommem, que viria a se tornar futuramente a Nova Bretanha, que na época fazia parte da chamada Nova Guiné Alemã.

Coube ao Japão invadir as colônias micronésias e o porto alemão que abastecia carvão, de Qingdao, na península chinesa de Shandog.

Todos esses ataques fez com que em pouco tempo a Tríplice Entende tivesse dominado todos os territórios alemães no Pacífico.

No ano de 1917 os Estados Unidos decidiram entrar na guerra. Eles se posicionaram ao lado da Tríplice Entente, já que tinham acordos comerciais milionários envolvidos com países como Inglaterra e França. Esta união foi crucial para a vitória da Entente, o que acabou forçando os países derrotados a assinarem a rendição.

A partir de então foi feito o Tratado de Versalhes, que impôs aos derrotados fortes restrições, fazendo com que, por exemplo, a Alemanha reduzisse seu exército, que fosse mantido um controle sobre a indústria bélica do país, a devolução da região Alsácia-Lorena à França, além de ter que pagar os prejuízos da guerra aos países vencedores.

2. OBJETIVOS
• Reconhecer a importância do contexto histórico a cerca do tema

•Identificar as principais características que fizeram eclodir a Guerra;

•;Contextualizar o clima de instabilidade entre as potencias industrializadas europeias;
• Analisar o conceito dos movimentos nacionalistas.

.Efeitos dos conflitos no cotidiano.

3. CONTEÚDOS
1° Guerra Mundial;

Alianças politicas

Causa e causas imediatas

Ascenção dos EUA

Fim da 1° Guerra Mundial

As consequências da 1° Guerra Mundial

CRONOGRAMA DE AULAS
ATIVIDADES
TEMPO
Do dialogo com os alunos para o tema- Aula 1
50 mim
- Aula 2
25mim
Trabalhando o conceito de nações, povo, lutas, guerras e revoluções- Aula 2
25mim
Identificação de diversos Fatores que fizeram eclodir a 1° grande guerra, sempre focando  o inicio do conflito com o assassinato do príncipe do império Austro Húngaro Francisco Ferdinando.
50mim
Dividir a turma em equipes e problematizar o texto : “O inicio da Grande Guerra.- Aula 4
50mim
Atividade final- Aula 5
50mim

4. SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES

AULA 1
Atividade de iniciação para motivação do tema 

Nessa atividade é proposto que se realize um debate entre os alunos sobre a importância do contexto histórico do primeiro conflito armado global, o professor disponibilizará um texto sobre o tema para servir de fundamentação para o debate. Cada aluno deverá registrar em um diário, todo seu entendimento, os principais conceitos durante toda a unidade didática a fim de facilitar sua aprendizagem. 
Essa proposta de se trabalhar com debate no ensino de história é muito importante. Traz muitas vantagens para o ensino, em geral, tem como objetivo a formação de cidadão crítico e atuante na sociedade, principalmente porque desenvolve nos alunos a habilidade da argumentação e é uma oportunidade que os alunos possam expor suas ideias a respeito de  conceitos Históricos, além de aprenderem a se comunicar com base em fatos discursivo. 
Para o professor, a realização de uma atividade como o debate exige sua intensa participação como mediador. Além de acompanhar as falas dos alunos, questioná-los e propor novos elementos para discussão.

ATIVDADES DE DESENVOLVIMENTO
AULA 2
Atividade 2

Participação do Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com