TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira Guerra Mundial

Por:   •  6/3/2021  •  Dissertação  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

A Primeira Guerra Mundial feriu o sentimento nacionalista dos alemães, já que, assinado o Tratados de Versalhes, a Alemanha ficou devastada e com uma grande dívida a ser quitada aos países europeus participantes do conflito. A humilhação a qual o povo alemão passara fez com que houvesse uma grande ascensão ao nazismo, apresentado por Adolf Hitler, o Fuhrer. Assim posto em 1939 é marcado o inicio da Segunda Guerra Mundial, com a invasão alemã á Polônia. O avanço alemão foi rápido e em grande escala, em poucos anos Hitler já teria conquistado parte da Europa, todavia, da mesma forma, brevemente veio a derrota. Em junho d 1944, na Europa ocidental, há o acontecimento como o ¨Dia D¨, ataque a Normandia, uma vitória dos aliados sobre o exército alemão. Já no Oriente, quase um ano depois daquele os soviéticos tomam Berlim, pondo fim ao segundo confronto mundial. Com o término da guerra, foi descoberto todas as atrocidades causadas por ela, a começar pelos inúmeros campos de concentração, a tentativa de exterminio dos povos judeus, dos ciganos e de todos que não fossem ¨puros¨ a partir da ideologia nazista, que pregava como absoluta a raça ariana. Além dos judeus e ciganos, houve perseguição a negros homossexuais, opositores ao governo ditador de Hitler, e todos que, com religião ou movimentos sociais, prejudicassem ou oferecessem risco ao governo. Com a exposição da carnificina do holocausto e do genocídio houve uma revolta no cenário mundial e deveria quais os fins dos criminosos de guerra.

Contudo, em 1943 os países aliados, sendo EUA, Grã-Bretanha e, posteriormente, união Soviética, já haviam discutido, anterior ao fim da guerra. Portanto, através da Declaração de Moscou, foi determinado que os oficiais e praças alemães e membros do Partido Nazista que sejam responsáveis pelas atrocidades, massacres e execuções descritas acima ou que nelas tenham tomado parte consentânea serão reconduzidos aos países onde seus abomináveis atos foram cometidos, para que possam ser julgados e punidos conforme as leis destes países libertados e dos governos livres que ali sejam estabelecidos.

Apesar disso,nãofoi deixado claro o que aconteceria com tais criminosos, mas o poderio que os Aliados teriam sobre e a promessa que tomariam alguma decisão e, de certa forma, os castigariam. Por conseguinte, surgiram suas vertentes, uma mais amena e a outra mais radical. A primeira, surgiu a partir do ministro da Guerra dos EUA, Henry L. Stimson, que defendia o julgamento de forma mais exagerada, adotada por Churchill, primeiro ministro-britânico, e por Henry Morgenthau Jr., secretário do Tesouro norte-americano, a qual alegava a execução de todos os líderes nazistas. A última não foi bastante aceita, com impressão negativa pelas populações dos países aliados, criando uma imagem de desejo de vingança por parte destes e não de uma decisão sensata e imparcial. Sendo assim, com a pressão popular a opção da criação de um julgamento, por Stimson, foi adotada.

Portanto, com a guerra terminada, os Aliados destruíram o governo alemão e tomaram a frente, em 5 de junho de 1945. Com isso posto, foi estipulado, atarvés do Acordo de Londres, 8 de agosto de 1945, que seria feito o Tribunal Militar Internacional da Alemanha que julgaria os crimes de gerra, logo foi concebido o Estatuto do Tribunal, o qual definiria as normas e a forma na qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com