TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de penal p2 puc 2016

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO PENAL

  1. DIREITO PENAL DO INIMIGO

Pelo Direito Penal do inimigo entende-se que o objetivo do Direito Penal não é a tutela dos bens jurídicos e sim a proteção de normas. Portanto, o indivíduo que comete um crime é tido como “inimigo do Estado” e um “não sujeito” e passa de sujeito de Direitos para objeto de Direitos. Todas as garantias são suprimidas e a tortura é válida para obtenção de provas.

  1. TEMPO DO CRIME

No que diz respeito ao tempo do crime há três teorias:

  1. Teoria da atividade: Considera-se praticada a infração penal no momento da ação ou omissão. Teoria acolhida pelo Direito Penal de acordo com o art. 4° do código.
  2. Teoria do resultado: Considera-se praticada a infração penal no momento do resultado.
  3. Teoria da ubiquidade: É a fusão das duas teorias (atividade e resultado)

  1. CONFLITO APARENTE DE NORMAS

O conflito aparente de normas acontece quando duas ou mais normas poderiam ser aplicadas no caso concreto. No entanto, existem princípios que buscam resolver esse conflito.

  1. Princípio da especialidade: A norma especial deve ser aplicada em detrimento da norma geral. Ex: Homicídio e infanticídio. Infanticidio prevalece sobre o crime de homicídio, pois no crime de infanticídio há elementos especificadores.
  2. Princípio da consunção: O crime meio absorve o crime fim, desde que no mesmo contexto fático. Ex: Uma pessoa porta arma de fogo e dispara um tiro contra seu inimigo. Em tese ela comete os crimes de porte de arma de fogo e homicídio, porém, o homicídio (crime fim) absorve o crime de porte de arma (crime meio)
  3. Princípio da subsidiariedade: Se aplica a norma mais ampla (mais gravosa) em relação a menos ampla (art. 132 Código Penal)
  4. Princípio da alternatividade: Quando há dois ou mais verbos dentro de um tipo penal, o sujeito responderá por um só crime, desde que praticado dentro do mesmo contexto fático. Caso contrário, responderá por crimes distintos. Ex: Art. 33 lei de drogas

  1. LUGAR DO CRIME

Em relação ao lugar do crime, as teorias são: Teoria da Atividade, Teoria do Resultado e Teoria da Ubiquidade. Porém, a aceita é a TEORIA DA UBIQUIDADE. (Para delitos internacionais)

  • Local da ação/omissão ou local em que deveria se produzir o resultado

Crimes plurilocais: Teoria do resultado

Crime praticado em Poços de Caldas e consumado em Águas da Prata será julgado em Águas da Prata (local da consumação)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com