TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psiquiatria e Psicanálise

Por:   •  7/5/2018  •  Abstract  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

DISCIPLINA – PSICOLOGIA JURÍDICA

PROFESSOR – RODRIGO MELLO

TRABALHO AVALIATIVO

        

EQUIPE:

JOYCE GALVÍNCIO

MARIANA SOARES

MARINA LIMA

MARIA HELOÍSA

EDUARDA PONTES

MARÇO, 2018

        

1°        Definir o que é psicologia, diferenciá-la de Psiquiatria e Psicanálise e discorrer como se dá a formação de cada um dos profissionais dessas áreas, bem como a relação que cada uma tem com o Direito.

Embora sejam áreas de atuação semelhantes, as suas formações acadêmicas são relativamente distintas. Na Psiquiatria você necessita cursar Medicina fazer uma residência em Psiquiatria, a residência, aos com duração de três anos, acrescenta aos seis anos da graduação o conhecimento com a finalidade de embasar o conhecimento nos tratamentos psíquicos, inclusive podendo receitar medicações, pois é formado em medicina, uma das grandes diferenças mais evidente.

Já na graduação de Psicologia, cinco anos e meio, você sai licenciado e bacharelado. A graduação é relativamente mais teórica que à anterior. E a psicanálise é uma área da psicoterapia, que por sua vez, é uma área da Psicologia, mas que se estudam os conceitos de Sigmund Freud.

As três profissões tem uma relação próxima com o âmbito do direito pois, ambos lidam com a saúde mental de indivíduos, entretanto, a Psicologia Jurídica, também chamada de Psicologia Forense, é uma ampla vertente de estudo da Psicologia e consiste na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao Direito, principalmente quanto à saúde mental, quanto aos estudos sócio-jurídicos dos crimes e quanto a personalidade da Pessoa Natural e seus embates subjetivos.

2°        Qual a concepção que os pré-socráticos, bem como os antropocêntricos tinham acerca do psiquismo humano, procurando compreender a concepção essencial destas ideias, e não o que cada um pensava.

Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros sábios gregos a formular uma explicação racional para o mundo sem recorrer ao sobrenatural. Em relação ao psiquismo humano, os mesmos faziam uma abordagem amplamente filosófica, diferentemente dos estudiosos atuais que tem um embasamento científico. No entanto, o conhecimento serve de base para o estudo na psicologia atualmente. Definia a relação do homem com o mundo através da percepção. Havia uma oposição entre os idealistas (a ideia forma o mundo) e os materialistas (a matéria que forma o mundo já é dada para percepção).

3°         Durante boa parte da história da psicologia, todas as suas produções estiveram centradas nos períodos da Patrística (platônica) e da Escolástica (aristotélica). Nesse sentido, quais as contribuições destas escolas de filosofia para o desenvolvimento da Psicologia, em especial discorram sobre as ideias de Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino para a Psicologia – incluindo possíveis contribuições para a atualidade. (APLICABILIDADE)

Para Santo Agostinho “se o homem mutável, destrutível, é capaz de atingir verdades eternas, sua razão deve ter algo que vai além dela mesma, não se origina no homem nem no mundo externo, mas em Deus. Portanto, Deus faz parte do pensamento e o supera o tempo todo e só pode ser achado e conhecido no fundo de cada um, no caminho percorrido de fora para dentro e das coisas inferiores para as coisas superiores. Ele não pode ser dito ou definido: é o que é, em todos os tempos e em qualquer lugar”, o que demonstra a influência de Platão nessa concepção.

Outra contribuição para a atualidade é a doutrina sobre a Santíssima Trindade. Segundo ele a unidade das três pessoas é perfeita: não se podem separar, nem uma se subordina à outra, mas a natureza divina seria anterior ao aparecimento das três pessoas; estas se apresentam como os três modos de se revelar o mistério de Deus. A alma, para santo Agostinho, se confunde com o pensamento, e sua expressão, sua manifestação é o conhecimento: por meio deste a alma -- ou o pensamento -- se ama a si mesma. Assim, o homem recompõe nele próprio o mistério da Trindade e se vê feito à imagem e semelhança de Deus: se ele ama e se conhece dessa maneira, ele conhece e ama a Deus.

A frase de Descartes ("Penso, logo existo"), é genialmente dita anteriormente por santo Agostinho: "Se me engano, sou; quem não é não pode enganar-se". Ele valoriza, pois, a pessoa humana individual até quando erra, o que consiste na humana e na parte divina referente à encarnação do Cristo.

4°                No que tange a transformação da Psicologia de base filosófica para um conhecimento científico, os Professores e Doutores G. Fechner e W. Wundt figuram como os personagens centrais nessa empreitada. A partir deles, pelo menos três escolas científicas de psicologia foram essenciais para o desenvolvimento desta nova ciência moderna: o Estruturalismo, o Funcionalismo e o Behaviorismo. Assim, o que cada uma dessas escolas contribuiu para a formação da ciência psicologia e qual a relação que cada uma delas tinha com os pensamentos de Fechner e Wundt. (COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO CIENTÍFICA)

O estruturalismo surgiu como a primeira escola de pensamento e algumas das ideias associadas com a escola estruturalista foram defendidas pelo fundador do primeiro laboratório de psicologia, Wilhelm Wundt e foi a primeira escola de psicologia responsável por tentar compreender os elementos básicos de consciência através de um método conhecido como introspecção.

Pelos padrões científicos de hoje, os métodos experimentais utilizados para estudar as estruturas da mente eram muito subjetivos e o uso de introspecção levou a uma falta de confiabilidade nos resultados. Ainda assim, o estruturalismo é importante porque é a primeira grande escola de pensamento em psicologia. A escola estruturalista também influenciou o desenvolvimento da psicologia experimental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com