TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Queixa Crime

Por:   •  5/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DO _ JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE FORTALEZA/CE

ALOÍSIO, nacionalidade, estado civil, flanelinha, RG n°, inscrito no CPF sob o n°, filiação, residente e domiciliado em, representado por seu advogado conforme procuração anexa na forma do art. 40 do CPP, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, com fulcro no art. 30 c/c 41 do CPP, oferecer

QUEIXA-CRIME

em desfavor de AMADEU, nacionalidade, estado civil, profissão, RG n°, inscrito no CPF n°, filiação, residente e domiciliado em, o que faz de acordo com as razões de fato e de direito que se seguem.

1 – DOS FATOS

O querelante é flanelinha, e no dia 24 de setembro de 2017, em torno das 22 horas, estava cuidando de carros na via publica da Rua dos Sorrisos, Setor de Mansoes, quando o querelado, Sr. Amadeu, estacionou seu veículo em uma vaga, sendo abordado pelo querelante, sendo questionado se poderia ter seu carro vigiado.

O querelado não satisfeito com a abordagem, o ofendeu através de xingamentos em razão da sua condição com o cunho de menosprezá-lo, usou de termos como ‘’safado’’ e ‘’verme’’. Toda a situação foi presenciada por dois passantes, Tício e Mévio.

O querelante, inconformado, se dirigiu a Delegacia de Polícia, onde foi instaurado inquérito policial para apuração dos fatos, sendo ouvidas as testemunhas e vítimas. Todos os elementos apurados foram constatados no sentido da ofensa a honra do querelante ao final do inquérito.

Sendo assim, razão assiste ao querelante, diante da ofensa sofrida, oferecer queixa-crime.

2 – DO DIREITO

Como relatado acima e apurado em inquérito policial, resta claro que houve ofensa a honra subjetiva do querelante.

Ao xingar o querelante de safado e verme, o querelado cometeu o crime de INJÚRIA, tipificado no artigo 140 do Código Penal, o qual diz que injuriar alguém ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, comina pena de um a seis meses de detenção ou multa.

O objetivo do querelado não poderia ser outro senão o de humilhar e rebaixar a dignidade do querelado. Tal conduta fora alcançada, pois o querelante sentiu-se extremamente desrespeitado e humilhado.

Injuriar alguém significa imputar a este condição de inferioridade perante a si mesmo, pois ataca de forma direta seus próprios atributos pessoais.

Como sabemos, para que aconteça o crime de injúria basta que o sujeito passivo tenha ciência, ressaltando que independe de seu conhecimento em se sentir ou não atingindo em sua honra subjetiva. Se aquele ato estiver revestido de idoneidade ofensiva, o crime estará consumado.

3 – DOS PEDIDOS

Por todo o exposto, requer:

A – o recebimento da presente queixa-crime

B – a citação do querelado para que apresente resposta em respectivo prazo legal

C – a oitiva das testemunhas ao final arroladas

D – a oitiva do Ministério Público

E – a condenação do querelado pela prática do crime de injúria, conforme art. 140, I do Código Penal

F – fixação de valor mínimo de indenização, em razão dos danos morais sofridos, com fundamento no art. 387, IV, do Código de Processo Penal.

Protesto pela produção de provas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com