TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questões Sobre O Sus

Por:   •  26/4/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES SOBRE O SUS

A partir da escuta da entrevista efetuada com o Profº. Jairnilson Paim, a leitura do artigo “Farra Ilimitada” e a visualização do filme “Saúde tem Cura” traga suas reflexões e compreensão sobre tema respondendo as questões a seguir formuladas:

1. Qual a sua compreensão sobre o SUS e esta compreensão foi alterada com as informações prestadas pelos materiais proposto para análise?

A minha compreensão sobre o SUS é de um dos maiores sistemas públicos de saúde existentes e que representa uma conquista da sociedade brasileira porque promove a justiça social.

Com as informações prestadas pelos materiais propostos pude ter uma óptica mais apurada sobre o SUS e, dessa forma, poder concretizar uma conclusão sobre a importância do mesmo à população.

2. Na opinião do entrevistado (Jairnilson Paim), e na sua própria opinião, qual o maior desafio do SUS?

O maior desafio do SUS é político, visto que, para se manter como sistema de saúde universal precisa de uma base sociopolítica muito forte e intensa face a óptica de alguns governos que se demonstram totalmente contrários ao que se conquistou no passado.

Nesse sentido, se grande parte da sociedade se mostra a favor do sistema único de saúde, sem sombra de dúvidas há mais chances de eficácia da garantia do direito à saúde. É de se considerar que os recursos públicos são disputadíssimos e a decisão de alocar recursos na saúde deve partir de uma pressão popular necessária através de uma mobilização social em defesa do sistema em que consiste o SUS.

Ocorre que, se temos como perspectiva do SUS a proposta de avanço da universalidade para a equidade, e se queremos reduzir as desigualdades, precisamos modificar a distribuição de renda, logo, se pode concluir que o grande desafio do SUS é político.

3. Na opinião do entrevistado, o que leva uma pessoa a ser contra o SUS e como classifica a compreensão dessas pessoas?

Segundo o mesmo, as pessoas são contra o SUS por falta de informação, isso porque lhe faltam a comunicação, por visão do mundo (ideologias), visto que, há pessoas que acreditam mais nos indivíduos do que na coletividade e, por interesses, considerando que, associa o SUS à forma de lucratividade e transforma saúde em mercadoria.

4. Quais as concepções do SUS identificadas pelo entrevistado e onde você se insere?

As concepções apresentadas pelo mesmo são: SUS FORMAL – baseado na Constituição e texto legal; SUS DA REFORMA SANITÁRIA – articulado no conjunto de mudanças que transcendiam o social; SUS REAL – baseado nas articulações de recursos limitados e SUS DOS INCOMPETENTES (POBRES) – baseado na visão de que consiste no plano de saúde dos indigentes, vulgarmente chamados de pobres.

Dado o exposto, estou inserido na concepção do SUS FORMAL, vez que, defendo o SUS baseado na Constituição.

5. Diante das denúncias apresentadas no texto “Farra Ilimitada” relativo ao desvio de verbas destinadas ao SUS, na sua opinião o que é possível ser feito para o combate a esses desvios?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com