TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REINTEGRAÇÃO DO EGRESSO AO MERCADO DE TRABALHO E DIMINUIÇÃO DA REINCIDÊNCIA AO CRIME EM TERESINA-PI.

Por:   •  3/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.086 Palavras (13 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO PIAUI - FATEPI[pic 1]

CURSO BACHARELADO DE DIREITO

A REINTEGRAÇÃO DO EGRESSO AO MERCADO DE TRABALHO E DIMINUIÇÃO DA REINCIDÊNCIA AO CRIME EM TERESINA-PI.

TERESINA

2016

        [pic 2]

A REINTEGRAÇÃO DO EGRESSO AO MERCADO DE TRABALHO E DIMINUIÇÃO DA REINCIDÊNCIA AO CRIME EM TERESINA-PI.

Este Projeto de Pesquisa será avaliado pela professora Maria do Carmo Bedard, com objetivo de nota da 3ª Avaliação da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica do 8° período de Direito da Faculdade FATEPI.

TERESINA

2016

                    [pic 3]

A REINTEGRAÇÃO DO EGRESSO AO MERCADO DE TRABALHO E DIMINUIÇÃO DA REINCIDÊNCIA AO CRIME EM TERESINA-PI.

Projeto de pesquisado curso de graduação apresentado à Faculdade de Tecnologia do Piauí, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito.

Aprovada em _____ de ___________________ de ________.

BANCA EXAMINADORA:

__________________________________

Nome do Professor (a)

__________________________________

Nome do Professor (a)

__________________________________

Nome do Professor (a)

        SUMÁRIO        [pic 4]

1 INTRODUÇÃO        5

2 JUSTIFICATIVA        7

3 OBJETIVOS        8

3.1 GERAL        8

3.2- ESPECÍFICOS        8

4 HIPÓTESES        9

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        10

6 METODOLOGIA        14

7 CRONOGRAMA        15

8 RESULTADOS ESPERADOS        16

REFERÊNCIAS        17

1 INTRODUÇÃO

Um grande desafio de políticas públicas que o Brasil enfrenta é a reinserção de presos e ex-presos no mercado de trabalho. Sendo, portanto, uma medida urgente a ser enfrentada pelos governos, pelas empresas e pela sociedade brasileira.

O sistema prisional brasileiro está acima do limite, pois a má distribuição de renda e as desigualdades sociais beneficiam os altos índices de delinquência e criminalidade no país. Juntamente com esses fatos, e agregados ao preconceito da sociedade, o egresso vê a continuidade no crime a única alternativa, por isso as altas taxas de reincidência na criminalidade.

A população carcerária em Teresina é composta especialmente por jovens, que precisam que o Estado avança em políticas públicas de reinserção desses jovens no mercado de trabalho. Porém a sociedade ainda vê com preconceito esta alternativa, considerando-a um “desperdício” de dinheiro público tal investimento.

Para mudar isso depende, basicamente, de ações do Estado em conjunto com a iniciativa privada. No final do ano de 2009, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF) lançaram a campanha “Começar de Novo” para sensibilizar a população para a necessidade da recolocação, no mercado de trabalho e na sociedade, do preso libertado após cumprimento da pena. É uma das primeiras ações para reintegrar egressos no mercado de trabalho, que cinco anos depois não foi abraçadas pelos Estados da federação.

As ações que buscam trazer a ideia de ressocialização de apenados procuram reduzir os níveis de reincidência ajudando na consequente recuperação do detento através de medidas que auxiliem na sua educação, em sua capacitação profissional e na busca da conscientização psicológica e social.

A ressocialização vem no intuito de trazer a dignidade, resgatar a auto-estima, trazer aconselhamento e condições para um amadurecimento pessoal, além de lançar e efetivar projetos que tragam proveito profissional, entre outras formas de incentivo e com ela os direitos básicos do preso ou egresso prisional vão aos poucos sendo respeitados, passando esses a deslumbrar um futuro com oportunidades fora da criminalidade.

Sozinha a pena não é suficiente para ser aplicada ao indivíduo apenado, se faz pertinente a junção de outros meios como a participação da própria família para que se consigam caminhar para resultados favoráveis para a verdadeira finalidade da pena e ao final, tenha uma reintegração do preso à sociedade, sem que esse volte para o mundo do crime.

Resta clara a importância de uma conscientização tanto por parte dos órgãos do poder público, quanto das empresas e da sociedade como um todo para o tema em questão, para que haja mais mobilizações no sentido de inserir o egresso do sistema prisional no mercado de trabalho, visando a sua volta ao convívio na sociedade. Afinal, a sociedade é a maior interessada no êxito do ex-detento, já que a mesma é afetada diretamente com a alta reincidência criminal.

2 JUSTIFICATIVA

O seguinte projeto de pesquisa é de grande importância para a o direito, pois o objetivo da lei, além de punir é fazer com que os egressos prisionais não voltem a delinquir, para isso, precisam ser realizada por parte do Estado políticas públicas que ajudem a direcionar a vida dos apenados no convívio com a família e com a sociedade, pois tendo um emprego e ajudando com as dívidas ao invés de gerar despesas, serão mais aceitos em suas casas. O Estado ajudará incentivando de forma mais efetiva as empresas privadas nesses tipos de contratações e incentivando a criação de fundações e ONGs direcionadas para a ressocialização dos egressos, onde só seriam contratados ex-presidiários.

A importância do tema para com a sociedade também é muito grande, pois a mesma é a que mais sofre como a criminalidade, os grupos criminosos vão procurando cada vez mais novos territórios e novos adeptos, tornando-se urgente uma profunda reforma político-social, aliada a um resgate intenso dos valores esquecidos, perdidos pelo caminho. Esta ação depende do Estado, mas também de toda a sociedade organizada.

Uma das maiores importância do tema também é a econômica, pois não há vínculo empregatício entre a empresa e os presos e, consequentemente, as empresas são isentas dos encargos sociais incidentes sobre os valores pagos pela utilização desta mão de obra. Para o egresso a contratação ocorre normalmente, porém, com o trabalho vai está ajudando a circulação de dinheiro que ajudará na sobrevivência do egresso de sua família de forma digna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (171.1 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com