TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPOSTA À ACUSAÇÃO

Por:   •  11/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 3

AO JUÍZO DA ... VARA CRIMINAL DA COMARCA DE TERESINA-PI

Processo n°....

JUNINHO, brasileiro, nascido em 10/01/1960, por seu procurador infra-assinado, com procuração em anexo, vem, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, apresentar RESPOSTA À ACUSAÇÃO, com base no artigo 396 e 396-A, do Código de Processo Penal, pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos:

I) DOS FATOS

Na data de 10/03/2017, em Teresina/PI, Juninho, que estava na varanda de sua casa, presenciou Mévio, namorado de sua sobrinha Nara, a agredindo de forma violenta na casa vizinha, onde esta reside com os pais.

Com o intuito de intervir e cessar as agressões,  que persistiam mesmo com os gritos de Nara e Juninho, este pegou sua arma de fogo, regularmente registrada e disparou em direção a varanda onde Mévio estava, contudo, por circunstâncias alheias à sua vontade, a arma não funcionou.

Assustado com o barulho, Mévio empreendeu fuga e compareceu à Delegacia para narrar que foi vítima de crime cometido por Juninho, razão pela qual o Ministério Público ofereceu denúncia, perante o juízo competente, em face de Juninho como incurso nas sanções penais do Art. 129, § 1º, inciso II, c/c. o Art. 14, inciso II, ambos do Código Penal.

É o relatório.

II- DO DIREITO

A) Preliminares

Extrai-se dos autos que o oficial de justiça, no dia 26/05/2018, compareceu à residência de Juninho e verificou que o imóvel se encontrava trancado. Em razão dessa tentativa frustrada de citação, o oficial, prematuramente presumiu que o réu estava se ocultando para não ser citado. Em razão disso, no dia seguinte, realizou citação por hora certa, juntando o resultado do mandado de citação e intimação para defesa aos autos no mesmo dia.

Ocorre, Excelência, que se deu de maneira incorreta a citação por hora certa, já que não havia nenhum indício concreto de que o acusado estaria se ocultando para não ser citado. Simplesmente a residência de Juninho encontrava-se fechada devido ao fato de ele estar trabalhando em embarcação, sendo, portanto, prematura a conclusão do oficial de justiça apenas com base em um único comparecimento na residência daquele que pretendia citar.

Dessa forma, sabendo que Juninho não estava se ocultando para ser citado e que o oficial de justiça somente compareceu em uma oportunidade, evidencia-se que a citação se deu de maneira irregular, não preenchendo os requisitos do Art. 362 do CPP.  

Ademais, considerando que o ato ocasionou prejuízo ao exercício do direito de defesa, tendo em vista que o advogado não conseguiu conversar com o réu sobre os fatos antes de apresentar resposta à acusação, o reconhecimento da nulidade do ato de citação, nos termos do art. 564, inciso III, “e”, do CPP, é medida que se impõe.

B) Mérito

  • Do crime impossível

De acordo com a narrativa da denúncia, o acusado buscou praticar um crime de lesão corporal grave mediante disparo de arma de fogo. Ocorre que, conforme laudo pericial acostado aos autos, a arma utilizada por Juninho era totalmente incapaz de efetuar disparos, logo houve ineficácia absoluta do meio utilizado,  o que configura crime impossível, previsto no Art. 17 do CP, ou seja, não há que se falar em tentativa

O reconhecimento do crime impossível gera a atipicidade da conduta e, consequentemente, cabível a absolvição sumária pelo fato evidentemente não constituir crime, com fulcro no Art. 397, inciso III, do CPP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com