TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RORAIMA É ASSIM – MUNICÍPIO DE NORMANDIA

Por:   •  14/3/2021  •  Ensaio  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

RORAIMA É ASSIM – MUNICÍPIO DE NORMANDIA

O nome do município é uma homenagem à região da Normandia (na França), terra do fugitivo Papillon. Este homem foi condenado a cumprir pena na prisão de segurança máxima na Ilha do Diabo, na Guiana Francesa. Contudo, ele conseguiu fugir. E estabeleceu-se em Normandia para viver.

Porém, contrariando essa versão do livro ‘A farsa de um Papillon’, lançado em 1998, a família de Maurice Marcel Habert, pretende esclarecer alguns fatos sobre o verdadeiro fundador de Normandia, cidade localizada na região Nordeste de Roraima, no livro ‘Maurice Marcel Habert – O fundador de Normandia’, de Damásio Nogueira. O lançamento da obra ocorreu no dia 28 de novembro de 2014, no auditório da Escola Estadual Maria das Dores.

Bandeira

Foi criado pela Lei Federal Nº 7.009, de julho de 1982, com terras desmembradas do município da Capital do Estado.

Localidades principais

A única localidade não-indígena do município é sua própria sede. Segue sua população segundo o Censo de 2010.  São 2.311 habitantes – Normandia (sede)

Economia

As principais fontes de renda são:

Turismo (Lago Caracaranã)

Criação de gado

Agricultura (Melancia e Arroz)

Infraestrutura

Na saúde, existe um hospital público (Ruth Quitéria) com 22 leitos, dois Postos de Saúde na Sede do Município e vários postos nas Comunidades Indígenas. Há um pelotão especial de fronteiras subordinado à Brigada de Infantaria de Selva (situada em Boa Vista) que protege o município e controla o único aeroporto do lugar. Conta com um sistema de distribuição de água, energia elétrica (distribuída pela ELETROBRAS, através de termelétricas), agência dos correios, agência bancária e rede telefônica. Existem no município 26 escolas de ensino fundamental e 2 de ensino médio. O município conta com 1 canal de TV aberta: TV Roraima (afiliada da Rede Globo).

Fundação:     1 de julho de 1982 (36 anos)

Gentílico: normandiense

Prefeito (a): Vicente Adolfo Brasil (PDT) (2017 – 2020)

Fonte Bibliográfica:

http://tribosderoraima.com.br/site/2019/05/09/roraima-e-assim-municipio-de-normandia/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com