TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NECESSIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RORAIMA.

Por:   •  16/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.524 Palavras (11 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 11


ACADEMIA DE POLÍCIA INTEGRADA CORONEL SANTIAGO[pic 1]

CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS – CFO/PM 2014

 CAD PM DANIELA ADRIANE SEVERO – Nº 20

A NECESSIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RORAIMA.

Boa Vista-RR

2015


CAD PM DANIELA ADRIANE SEVERO – Nº 20

A NECESSIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RORAIMA.

Trabalho apresentado no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago – APICS, como requisito de aprovação na disciplina Metodologia de Pesquisa Aplicada à Segurança Pública.

Professor: Esp. Carla Domingues.

Boa Vista-RR

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 TEMA        

2.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA        

3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        

4 HIPÓTESE        

5 OBJETIVOS        

5.1 OBJETIVO GERAL        

5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

6 JUSTIFICATIVA        

7 REFERENCIAL TEÓRICO        

8 METODOLOGIA DA PESQUISA        

9 CRONOGRAMA        

10 REFERÊNCIAS        

                


1 INTRODUÇÃO

O tema a ser desenvolvido neste projeto de pesquisa tem sua importância verificada nas atividades desenvolvidas diariamente pela Polícia Militar de Roraima, em que é colocada nas mãos dos policiais militares a importante missão de proteção de vidas e da ordem pública.

Até os mais simples ofícios, para o bom desempenho das suas funções, necessitam ter seus procedimentos continuamente treinados, afinal o mundo vive em uma constante evolução e existe sempre a necessidade de aperfeiçoamento e busca de novos conhecimentos. Essa busca deve ser feita de forma permanente e as instituições possuem o dever de possibilitar os meios necessários para garantir que seus profissionais tenham um treinamento regular, garantindo assim resultados eficazes e satisfação por parte dos dirigentes e consumidores.

A Polícia Militar do Estado, no cumprimento de suas atribuições constitucionalmente impostas, desenvolve as mais diversas funções e necessita, para o bom desempenho dessas, contar com sua tropa preparada e capacitada. Ao chegar para o atendimento de uma ocorrência, o policial militar precisa dar uma resposta positiva à sociedade. Para que essa resposta seja satisfatória o policial militar deve constantemente passar por um processo de capacitação. Esses treinamentos, para que tenha resultados mensuráveis, deve ser realizado de forma contínua, com previsão em calendário oficial da instituição. A instituição deve destinar especial preocupação no sentido de que seus colaboradores possuam as condições necessárias para a realização de suas atividades.

Entretanto, a realidade existente na Polícia Militar de Roraima é a de que seus profissionais após o término dos cursos de formações iniciais levam anos para realizar um novo curso, para relembrar os conhecimentos e práticas adquiridos, o que compromete de forma significativa a qualidade na prestação do serviço. Não é aceitável que um policial militar, com tamanha responsabilidade em suas mãos, atue de forma despreparada, desprovido de conhecimentos teóricos e técnicos imperiosos para o desempenho da sua função.

Esta pesquisa busca fazer um estudo sobre a realidade profissional da Polícia Militar, destacando as principais áreas que carecem de um treinamento periódico, buscando, ao final, demonstrar a importância da implantação de um programa de capacitação continuada na Polícia Militar do Estado de Roraima. Para tanto, serão analisados materiais bibliográficos, buscando fazer uma relação entre a contribuição da educação permanente na corporação com a melhoria dos serviços realizados pelos policiais, engrandecendo assim, a imagem da instituição perante a sociedade.

2 TEMA

Capacitação continuada

2.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A necessidade da implantação de um programa de capacitação continuada na Polícia Militar do Estado de Roraima.

3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

É possível a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Polícia Militar do Estado de Roraima com a implantação de um programa de capacitação continuada?

4 HIPÓTESE

A formação profissional quando do ingresso na Instituição Polícia Militar não tem sido suficiente para garantir o bom desempenho da atuação dos policiais militares, como agentes de Segurança Pública, no cumprimento da sua função constitucional.

5 OBJETIVOS

5.1 OBJETIVO GERAL

Demonstrar a necessidade de implantação de um calendário anual de atividades para possibilitar a capacitação continuada no âmbito da Polícia Militar do Estado de Roraima.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Fazer um estudo sobre a história da Polícia Militar de Roraima e sua missão institucional;

Levantar conceitos sobre educação corporativa e organizacional e educação permanente;

Identificar as matérias que tem estreita relação com a realização da atividade fim da Polícia Militar e que necessitem ser periodicamente relembrados;

Demonstrar a necessidade e a importância de uma capacitação permanente na Polícia Militar do Estado de Roraima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (197.2 Kb)   docx (51.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com