TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agricultura Familar Na Região Do Truaru Em Boa Vista Estado De Roraima

Monografias: Agricultura Familar Na Região Do Truaru Em Boa Vista Estado De Roraima. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  7.988 Palavras (32 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 32

IGOR OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE PEQUENO PORTE NA REGIÃO DO TRUARÚ

BOA VISTA-RR

2013

IGOR OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE PEQUENO PORTE NA REGIÃO DO TRUARÚ

Projeto de pesquisa apresentado a banca examinadora do curso de economia para conclusão e obtenção do grau de bacharelado em economia pela Universidade Federal de Roraima – UFRR e orientado pelo professor...........

BOA VISTA

2013

INTRODUÇÃO

1.1 Contextualização

2 A agricultura tradicional utiliza o sistema de “derruba e queima” para o plantio

3 de culturas de ciclo curto, especialmente arroz de sequeiro e mandioca, por períodos

4 de um ano ou mais, aproveitando os nutrientes liberados pela queima da vegetação.

5 Após a queima, os nutrientes diminuem pela erosão do solo e colheita das culturas.

6 Estes fatos causam o declínio da produção e da fertilidade do solo, o que leva os

7 produtores a reiniciarem a agricultura migratória. Em busca de alternativas para o

8 uso racional da terra, os sistemas agroflorestais podem proporcionar a recuperação

9 e a manutenção de áreas alteradas evitando ou minimizando a expansão continuada

10 do desflorestamento na região.

10.1 OBJETIVO GERAL

Analisar a agricultura familiar sustentável caracterizando historicamente a sua formação, seu desenvolvimento e sua importância para a sociedade Boa Vistense, em especial, para a região do Truarú.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

I. Idealizar uma revisão da literatura caracterizando a agricultura familiar sustentável Brasileira e Boa Vistense.

II. Identificar as perspectivas e desafios enfrentados pela agricultura familiar sustentável na região do truarú.

III. Analisar á região do truarú e identificar seus aspectos sociais e econômicos e com isso descrever sua sustentabilidade de produção e auto-subsistência das famílias que trabalham na agricultura sustentável.

JUSTIFICATIVA

A região do truarú é uma excelente região para produtores de pequeno porte, devido ao fato de ser uma região bem próxima a capital, o que viabiliza ao produtor o comercio de suas produções diretamente com o revendedor, criando assim um comercio de extrema liquidez. Este trabalho buscará estudar a dinâmica envolvida neste comercio e observar como funciona esta economia de subsistência na região do truarú.

METODOLOGIA

A proposta metodológica deste trabalho é uma pesquisa de bibliográfica, juntamente com pesquisas de campo e pesquisa na internet, nestes padrões idealizar um histórico descritivo do objeto de pesquisa tendo como base os relatos das famílias da região que vivem da agricultura da região, explorando também a agricultura familiar em todo o pais, passando a uma analise no estado, e subsequentemente analisando a agricultura da região pretendida que fora exposta como objeto da pesquisa, ou seja, a agricultura familiar da região do truarú.

Fundamentação teórica

A analise da região do truarú se expôs pela identificação de um comercio de êxito das famílias analisadas na pesquisa, que conseguem ter êxito na negociação de suas produções e tem sucesso na auto-subsistência, conseguindo obter lucro, apesar de serem pequenas as suas produções.

ESTRUTURACAO DO TRABALHO

CARACTERIZACAO DA AGRICULTURA FAMILIAR BRASILEIRA E BOA VISTENSE

É notório, que na tentativa de solucionar e ou minimizar tais problemas, é fundamental a adoção de medidas conjuntas, que atuem de forma sinérgica e coordenada, em detrimento das tradicionais ações, isoladas, descontínuas, paliativas e sem compromisso com a real solução do problema.

A Origem da Agricultura no Brasil.

Para falar sobre agricultura, em especial sobre a agricultura familiar, é importante destacar quando e como agricultura e o homem interagiram, ou seja, onde começou a relação do homem com a domesticação das plantas e dos animais. E porque não, por assim dizer, à própria domesticação do homem, uma vez que, a de plantas e animais foi passo importante para a formação da sociedade atual.

De acordo com Mazoyer; Roudart (2010), durante a pré-história no período neolítico ou da pedra lascada há cerca de dez mil anos alguns indivíduos (nômades) que sobreviviam da caça e da coleta de alimentos perceberam que alguns grãos coletados da natureza para se alimentarem poderiam ser enterrados para produzirem novas plantas iguais aquelas que as originaram. Esse processo permitiu o aumento da oferta de alimentos para esses indivíduos. Eles passaram, então, a cultivá-las umas próximas às outras para que produzissem frutos com maior produtividade do que em seu habitat natural. Assim eles evitavam as frequentes e perigosas buscas por alimentos.

Porém, devido ao fato de ser anterior ao período da escrita, tornam-se obscuros os primórdios da agricultura, mas se admite que ela tenha surgido nos vales e várzeas fluviais habitadas por antigas civilizações em diferentes lugares, de acordo com alguns historiadores elas podem ter surgido em regiões distintas, destacando:

– o centro do oriente-próximo, que se constitui na Síria-Palestina, e talvez mais amplamente no conjunto do crescente fértil, entre 10.000 e 9.000 anos antes do presente;

– o centro-americano,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com