TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reclamação Procon

Por:   •  5/10/2019  •  Tese  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

CONSUMIDOR: CREUZA NUNES DA SILVA

FORNECEDORES: SAFRA

SANTANDER BANESPA

INTERMEDIUM

FATOS

O requerente realizou negócio jurídico com as requeridas, no tocante a empréstimos consignados em seu benefício previdenciário, conforme extrato de empréstimos consignados anexos.

Ocorre que, ao verificar as condições de seus empréstimos, a parte autora verificou que havia a possibilidade de irregularidades nos valores descontados em seu benéfico, razão pela qual entrou em contato com as instituições para que lhe fosse fornecido copia do contrato, porem ate o presente momento não houve resposta à respectiva solicitação.

FUNDAMENTOS

        Inicialmente é nítido se tratar de relação de consumo, amplamente amparado pelo CDC, tendo em vista as parcelas do empréstimo celebrado com o fornecedor ultrapassam os juros permitidos pelo INSS conforme o art. 13 da INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 80, DE 14 DE AGOSTO DE 2015 e INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 92, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 (depende da data do empréstimo) vigente à época da celebração do contrato.

Tal conduta cometida pelo fornecedor viola os princípios norteadores do CDC, em especial, o art. 6°: 

Art. 6°São direitos básicos do consumidor:

IV - A proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;

V - A modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas;

DOS PEDIDOS

        Ante o exposto requer que os fornecedores juntem aos autos a cópia do contrato, devidamente assinado, firmado entre as partes para que esta possa verificar eventuais ilegalidades nas cobranças do empréstimo, sendo assim serem possíveis de serem sanados.

NOTIFICAÇÂO

Requer  a citação das demandadas, por AR, na pessoa de seu representante legal, para apresentar o contrato como forma de resposta.

Termos em que.

P. deferimento.

Governador Valadares – MG, 03 de outubro de 2019.

RAPHAEL ROCHA LEITE                                 THIAGO RABELO A. DOS SANTOS

OAB.MG 142.522                                           OAB.MG 191.621

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (120.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com