TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Redação Instrumental

Por:   •  25/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.903 Palavras (20 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Redação Instrumental (2017-2)

Professoras: Izabel Leventoglu e Mara Haum

TIPOLOGIA TEXTUAL  E NARRATIVA JURÍDICA

1-        TIPOLOGIA TEXTUAL

O bom desempenho em redação depende, antes de mais nada, de uma justa concepção do tipo de texto que se pretende produzir, ou seja, do objetivo que se quer com a produção textual. Classicamente, há 5 (cinco) tipos de textos correspondentes  aos objetivos comunicacionais.

          É muito importante distinguir cada um, a fim de não cometer o equívoco de fazer um tipo de redação, quando, em verdade, um outro seria necessário para  a intenção comunicativa .

          Os  tipos clássicos de redação, composição ou produção textual são: descrição, narração, injunção, dissertação expositiva e dissertação argumentativa. Vejamos cada um deles, já que serão necessários à construção de peças jurídicas.

         

1.1.        DESCRIÇÃO

          Consiste na caracterização de um objeto, ser ou paisagem, ou seja, é o tipo de texto na qual o autor se preocupa, sobretudo, em fornecer um “retrato verbal” daquilo que se propôs descrever, fazendo observar a sequência de aspectos e características que o compõe. Cumpre mencionar, ainda, que uma descrição pode se basear em qualquer elemento existente no universo real ou imaginário.

          Uma pessoa, por exemplo, pode ser descrita em seus aspetos físicos ou em sua dimensão existencial e subjetiva – ainda que, nesse caso, o texto descritivo se invista de uma atitude mais literária (é o que se chama de descrição literária, em oposição à descrição técnica, mais fria e objetiva).

Ex.:

Retrato

 

Eu não tinha este rosto de hoje,

assim calmo, assim triste, assim magro,

nem estes olhos tão vazios,

nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,

tão paradas e frias e mortas;

eu não tinha este coração

que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,

tão simples, tão certa, tão fácil:

- Em que espelho ficou perdida

a minha face?

Cecília Meireles

 

1.2.        NARRAÇÃO

          É o ato de relatar um fato real ou fictício  que implica interferência de elementos, como: fato ou ação ( o quê); personagens (quem); o modo como  o fato é desenvolvido ( como); o momento em que o fato ocorreu (quando); o local do ocorrido (onde); o motivo do acontecimento ( por quê) e o resultado da ação ( por isso).  E, acima de tudo, está o ser que conta esse fato: o narrador, que tanto pode estar em terceira ou primeira pessoa. O narrador de primeira pessoa é aquele que participa do enredo, ou seja, ele se inclui na narrativa e é um narrador- personagem. O narrador de terceira pessoa não participa do enredo, é o narrador-observador.

Ex.:

             Juca Cipó, 40 anos, Jagunço, foi preso em 07/05/99, sob a acusação de ter  assassinado cinco pacientes em estado grave na UTI do Hospital Salgado Filho, no Méier, crimes por cuja prática foi indiciado.

                 A direção do hospital, alarmada com o número elevado de mortes em determinados plantões, chamou a polícia, alertada pela morte de cinco pacientes em 04/05/99, no plantão de Juca Cipó. Segundo a direção do hospital, nos três plantões anteriores, em que Juca Cipó não trabalhara, não houvera mortes. Comunicado do caso, Ronaldo Gazola, Secretário Municipal de Saúde, solicitou audiência especial com o Secretário de Segurança Pública, coronel PM Josias Quintal, em 06705/99, que infiltrou policiais no hospital no dia seguinte. O coronel informou que foi ouvida uma auxiliar de limpeza, não identificada, que asseverou ter visto Juca Cipó aplicar uma injeção em um paciente, que morreu. Dada voz de prisão a Juca Cipó, às 9h, não houve reação por parte do auxiliar.

                O indiciado confirmou cinco  homicídios. Conforme seu depoimento, os pacientes eram liquidados com uma injeção fatal de 10g de cloreto de potássio ou coma asfixia motivada pelo desligamento de aparelhos de respiração.

              Segundo Josias Quintal, Juca Cipó deve estar  envolvido numa rede que receberia comissões de funerárias: "Creio que as funerárias constroem uma rede de comissões, para informação sobre óbitos. Juca Cipó deve estar envolvido nisso.. Ele diz ter matado cinco pacientes. Mas nós desconfiamos de mais de cem óbitos". Juca Cipó confirmou que existe um esquema de comissões entre os funcionários e agências funerárias, mas apenas nos casos de óbitos motivados por acidentes de  trânsito, porque envolvem o recebimento de seguro. Juca Cipó está na Divisão de Homicídios, aguardando o recebimento de mandado de prisão.

É o relatório.

   

1.3.        INJUNÇÃO

Os textos injuntivos  têm como objetivo levar as pessoas a agirem de uma

determinada maneira. O conteúdo desses textos é sempre algo a ser realizado. Os textos injuntivos, também chamados instrucionais se caracterizam pela apresentação de uma série de procedimentos a serem seguidos, como: prescrição médica, bulas de remédio, receitas culinárias, manuais, regras de jogo, guias de uso etc.

1.4.        DISSERTAÇÃO

 A dissertação envolve duas modalidades de texto: a dissertação expositiva e a dissertação

argumentativa. Vejamos cada uma delas.

1.4.1-DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA

          É a modalidade textual adequada para tratar de informações, de aspectos relevantes ligados a um tema ou assunto.  O texto explica e expõe ideias de modo objetivo. A intenção de quem faz esse tipo de texto é fazer o leitor entender da melhor maneira possível, o assunto que está sendo tratado no texto. Ex.: livros, aulas, textos científicos, textos didáticos, textos jornalísticos, enciclopédias etc.          

           Um trabalho sobre o "Acordo Ortográfico", por exemplo, será uma dissertação expositiva se tiver como objetivo expor várias informações sobre o acordo, como os aspectos legais, as principais mudanças ocorridas na língua, os países afetados por essa reforma. Neste caso, faz-se uma pesquisa em fontes seguras, como livros e revistas científicas, coletando-se os dados principais, organizando-os em um texto com linguagem objetiva e sequência lógica,  para partilhar com outrem o seu conhecimento sobre o tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com