TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociopolítica e econômica do Brasil

Por:   •  7/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Considerando a atual conjuntura sociopolítica e econômica do Brasil, reflita sobre o que é interesse publico e, como isto pode ser demonstrado por nossos gestores? Aponte caminhos, apresente casos práticos, faça sugestões e criticas construtivas.

O interesse público é uma mediação entre os variados interesses pessoais, é tudo aquilo que qualifica a idéia de interesses da população, ou seja, coletivamente, tanto no sentido econômico, legal ou sociológico, porém o interesse público somente tem a sua supremacia legitimada a partir do momento em que os mesmos são atendidos.

Ele pode ser demonstrado por nossos gestores, através da qualidade na prestação de serviços, uma vez que o objetivo e o próprio resultado devem estar relacionados aos interesses sociais, pois as pessoas pagam vários impostos e esperam ao mínimo que os serviços públicos que lhes são oferecidos sejam de boa qualidade. A fim de que todo processo público alcance bons resultados, exige o eficaz uso do PDCA, (Planejamento, Execução, Controle e Ajuste) assim como o conhecimento, a responsabilidade e a compreensão do gestor.

Os gestores também devem apresentar uma postura que se volte aos cidadãos e a sociedade, abrangendo o conhecimento do direito administrativo e representações de contatos políticos. Eles devem ter uma visão de um todo, assim buscando estabelecer metas, estratégias e parcerias.

“obedecendo aos princípios de boa governança: transparência, mensurável, coerente, longo prazo, integridade (cumprimento da lei)”. (LEVY, 2006, p.5).

Com tantos casos de corrupção e falcatruas ultimamente nos sentimos incapazes de sermos administrados por maus gestores, entretanto devemos nos conscientizar que o bom gestor deve ser o que representa e cumpre os princípios da constituição, não usando as limitações impostas como discurso para não usar as políticas públicas de forma que beneficie a vivência da sociedade, o bom gestor deve ter em mente a busca pela melhoria continua a qualidade nos processos e nas prestações de serviço, pois isso com certeza obterá um grande impacto na melhora da qualidade de vida das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com