TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DIREITOS FUNDAMENTAIS

Por:   •  25/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

A Liberdade de Reunião referente às manifestações, ou seja, conjunto de pessoas que se reúnem em lugar público com o objetivo de expressar sua opinião sobre qualquer assunto que não fere a cláusula pétrea, é um direito fundamental garantido ao cidadão pela Constituição Federal de 1988, presente no artigo 5º, inciso XVI, no qual afirma que: “XVI – todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”.

Com base nisso, é inconstitucional o decreto distrital nº 20098/99, já que ele mesmo colide com o próprio artigo 5º da Constituição, pois:

I. A liberdade de reunião e de associação para fins lícitos constitui uma das mais importantes conquistas da civilização, enquanto fundamento das modernas democracias políticas.

II. A restrição ao direito de reunião estabelecida pelo Decreto distrital 20.098/99, a toda evidência, mostra-se inadequada, desnecessária e desproporcional quando confrontada com a vontade da Constituição (...).

III. Ação direta julgada procedente para declarar a inconstitucionalidade do Decreto distrital 20.098/99.

O direito de realizações de manifestações é um ato democrático garantido na Constituição brasileira, qualquer ato que diz respeito de sua proibição, mesmo que esteja fundamentado no fato de que nenhum direito é absoluto, vedar os atos de manifestações é inconstitucional pois fere os direitos fundamentais dos cidadãos.

Embora haja uma contradição dos direitos fundamentais, utiliza-se neste caso o princípio de proporcionalidade, que concederá ao caso concreto uma aplicação coerente e segura da norma constitucional e assegurar os direitos inerentes aos cidadãos.

Não há fatos e provas que torna a intervenção do Estado para a proibição de manifestações nas principais avenidas das cidades, nem argumentos contundentes de que causa prejuízo aos enfermos dos hospitais da região, é apenas coerente ao fato de acarrear transtornos ao transito local, porém logo volta a normalidade após o término dos atos, com isso torna-se desproporcional as hipótese da intervenção estatal, portanto não podem proibir o exercício de um direito fundamental sem provas concretas de que este ato causa algum mal para outros grupos de indivíduos e deve-se em todo seu ordenamento jurídico respeitar a pauta da Constituição, principalmente aquele já mencionado neste texto, artigo 5º, inciso XVI, que consagra o direito da liberdade e livre ato de reuniões em locais público assegurando as manifestações de pensamento.

Claro que, para garantir a segurança e promoção saudável do evento, existem alguns limites à liberdade de reunião, como o não uso de armas, realização em locais abertos e aviso prévio às autoridades competentes.

Para um país com vasta extensão territorial como o Brasil, ter o direito à liberdade de reunião é uma ferramenta de disseminação de cultura, pensamentos e expressões, portanto é algo vital para um Estado Democrático.

Tendo em vista isso, julgo a ação direta de inconstitucionalidade da proibição de manifestação nas principais avenidas da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com