TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRANSDISCIPLINARIDADE DOS SABERES NA QUESTÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE O EFEITO ESTUFA INTENSIFICADO

Por:   •  30/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FICHAMENTO - A TRANSDISCIPLINARIDADE DOS SABERES NA QUESTÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE O EFEITO ESTUFA INTENSIFICADO

FACULDADE FAC MAIS

INHUMAS / 2020[pic 2]

[pic 3]

FICHAMENTO - A TRANSDISCIPLINARIDADE DOS SABERES NA QUESTÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE O EFEITO ESTUFA INTENSIFICADO

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na Disciplina Direito Ambienta, ministrado pela professora, no 10º Período do Curso de Direito da Faculdade FACMAIS.

FACULDADE FAC MAIS

INHUMAS / 2020

FICHAMENTO - A TRANSDISCIPLINARIDADE DOS SABERES NA QUESTÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE O EFEITO ESTUFA INTENSIFICADO

O tema evidenciado neste artigo trata da relação entre o meio ambiente e o homem, os males que este vem causando no meio ambiente, e principalmente a problemática do efeito estufa. Nesse sentido, tem-se que a ação dos gases poluidores emitidos vem ocasionando a destruição da camada de ozônio, o que ocasiona sérios riscos ao meio ambiente e também à vida humana na terra. Assim, se torna necessário a busca de soluções para este problema, e o intercâmbio de conhecimento e saberes das áreas de Ciências Ambientais e do Direito para minimizar os impactos gerados.

Primeiramente, fica demonstrado no artigo os efeitos causados no planeta pelos gases emitidos pela ação humana e o que isto vem ocasionando na camada de ozônio. Os estudos apontam que esta camada protege a terra dos raios ultravioletas vindos do sol, proporcionando assim um ambiente com temperatura ideal para o ciclo da vida. Diante disso, a temperatura na terra e o nível dos oceanos são controlados por esse fenômeno.

No entanto, nada de eficaz tem sido feito, como foi demonstrado no texto, que a destruição do planeta terra está em níveis tão altos como nunca esteve anteriormente, colocando em risco a vida na terra, e que esse impacto ambiental não está sendo suportado pelo planeta o que suplanta a sua capacidade de autorrecuperação. Nesse sentido, fica imprescindível o papel do Direito Ambiental na regulamentação de leis e na fiscalização pelas autoridades públicas para manutenção do equilíbrio ecológico ambiental.

No que se refere ao efeito estufa, esse fenômeno de certa forma já foi desmistificado pelos cientistas, como sendo de suma importância para manutenção da vida na terra o que se evidencia por ser um fenômeno natural responsável pela inexistência de gelo na superfície. Entretanto, a dinâmica desse efeito deve ser controlada, pois não se sabe até que ponto isso nos trará benefícios, como explica Campos e Abreu:

Apesar de muitas dúvidas ainda pairarem a respeito da proporção que os resultados podem ocasionar, algumas afirmações são feitas: há previsão para uma aumento de 2ºC na temperatura, nos quinze anos seguintes, o que é suficiente para intensificar o derretimento das calotas polares, ocasionando a submersão das cidades litorâneas, a acidificação dos oceanos, mudanças climáticas, alterações no regime de chuvas, ocasionando desertificação em algumas regiões e escassez de água, dentre outros problemas. (CAMPOS E ABREU, 2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com