TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Crítica da Raça

Por:   •  1/2/2021  •  Resenha  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

UFRRJ-IM

 

05.11.2020

   Vitor Alexandre M. Lopes

                                                       Sociologia jurídica

Flávia Machado

Teoria Crítica da Raça

A proposta que é apresentada, parte da defesa da teoria crítica da raça, seguindo uma abordagem interseccional. Nesse sentido, o racismo é investigado a partir da sua conexão com os outros sistemas discriminatórios. O artigo não pretende só apresentar suas origens e premissas, mas também se aproximar do debate anti racismo brasileiro.  

o critério raça como informador das reflexões sobre o direito, como outros aspectos.

O ponto de partida da teoria, se deu pela implementação das ações afirmativas no curso de direito nos EUA, com destaque em Harvard. Onde reivindicavam por reformas processo seletivo do corpo docente e no currículo do curso. Essas questões suscitaram questionamentos epistemológicos que constituíram temas centrais para articulação da teoria.

  1. A principal premissa da teoria é, a ideia de que o racismo não é um comportamento considerado anormal, mas uma experiência da sociedade estadunidense.
  2.  A segunda premissa importante é, a ideia da construção social do conceito raça. Onde o critério racial como unidade de análise, não é definido por um conceito biológico ou genético, mas como categoria construída através da atribuição de determinadas características aos grupos minoritários.
  3. Se destaca a denúncia da supremacia branca ou sistema de convergência de interesses ou determinismo material, que faz o racismo, implique na subalternização e destituição material e simbólica dos bens sociais que geram respeito e estima social aos negros
  4. Está relacionada de que cada raça possui sua origem, e uma história em constante desenvolvimento. onde os estudos críticos do direito deveriam, nessa expectativa, estar atento às diversas maneiras possíveis de racialização de grupos imposto pela sociedade dominante.
  5. A quinta premissa, a voz da cor que pretende chamar atenção para o fato de que os próprios grupos minoritários falam por si.

posturas teóricas comprometidas com a análise existente

Como uma resposta a epistemologia eurocêntrica, a afrocentricidade reorienta as investigações sobre as relações raciais dando aos negros uma posição central na análise. Reflexões no artigo voltado ao pensamento brasileiro sobre duas epistemologias coloridas.

sobre as questões do entendimento do multi colorismo

De como a teoria crítica da raça não ficou imune às críticas e foram indicadas, primeiramente aquelas mais frequente no meio acadêmico estadunidense. A primeira crítica em questão da opressão racial, a segunda voltada para utilidade da divulgação das experiências e a terceira e principal crítica repousa na consolidação de um ideário de sociedade pós - racial. E aponta aspectos na realidade brasileira que não são enfrentadas diretamente, em sua caracterização inicial

aplicabilidade da teoria no território brasileiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com