TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Evolucionista

Por:   •  17/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria Evolucionista


A teoria evolucionista apoiava o princípio da unidade psíquica da humanidade de Adolf Bastian, e defendia a existência de apenas uma espécie humana idêntica inicial (monogenismo), que se desenvolve tanto em suas formas tecno-econômicas como nos seus aspectos sociais e culturais. A evolução ocorre em ritmos desiguais, de acordo com as populações e localizações geográficas, passando pelas mesmas etapas, para alcançar o nível final de "civilização". Assim, a proposição básica era de que o desenvolvimento humano seguia estágios. Em cada etapa a experiência humana acumulava, levando a formação cultural cada vez mais avançada. Esta idéia - de que a experiência humana acumula - foi inspirada no raciocínio empírico de John Locke e outros filósofos do ‘empirismo’ do Séc XVIII.


Dois argumentos davam suporte ao evolucionismo: movimento unilinear e o determinismo tecnológico ou social. Segundo a tese evolucionista, haveria um caminho só a ser trilhado por todas as sociedades, numa trajetória vista como obrigatória, seguindo uma única linha ascendente, de estágios mais simples aos mais complexos (do mais selvagem ao mais civilizado). O determinismo social e cultural defende que o indivíduo é determinado pelo meio sócio-cultural, portanto define o estagio de maior evolução de uma sociedade, pelo grau de complexidade de sua tecnologia; já o determinismo biológico defende que a biologia é que determina o indivíduo, implicitamente os sujeitos de pele mais alva seriam os mais evoluídos. Os evolucionistas culturais clássicos não pregaram esta postura abertamente, sendo os antropólogos físicos e os biólogos do Sec.XIX os maiores defensores desse ‘racismo científico’.


Os tópicos de interesse dessa corrente teórica eram basicamente casamento, família e organização sócio-política; religião, magia e outros sistemas ideológicos; relação indivíduo-sociedade. Interessavam-se, portanto no estudo das tecnologias, idéias e formas de organização social.


O método científico usado na antropologia (etnologia) é a comparação de dados, retirados das sociedades e contextos sociais, classificados de acordo com o tipo (religioso, de parentesco, etc), determinado pelo pesquisador. Os dados coletados lhe serviriam para comparar as sociedades entre si, fixando-as num estágio específico, inscrevendo estas experiências numa abordagem linear, diacrônica, de modo a que todo costume representasse uma etapa numa escala evolutiva.

O evolucionismo se baseou na comparação entre o povo europeu e os demais povos. Esta tendência é extremamente etnocentrista e eurocentrista. Ela parte de um padrão cultural que é o europeu, para estudar os demais, considerados inferiores. Os evolucionistas acreditam que existem três estágios de desenvolvimento cultural: selvageria, barbarismo e civilização. O último citado seria o estágio alcançado pelos europeus. Pode-se observar que o evolucionismo foi uma tendência extremamente preconceituosa em relação aos povos não-brancos.

No filme “1492 – A Conquista do Paraíso” fica bem clara a tendência etnocêntrica e eurocentrista dos Europeus. Eles consideravam-se povos civilizados, ou seja, a civilização (o último estágio de desenvolvimento cultural), enquanto que os índios, eram os selvagens, estavam no primeiro estágio de desenvolvimento cultural. Moxila exemplifica bem essa tendência, ele considerava-se superior aos índios, pelo fato de ser de uma sociedade mais complexa.  

Colombo também utiliza a teoria evolucionista, quando tenta civilizar o novo continente, utilizando - se de tecnologia mais avançada para a construção de uma civilização. Ele tenta seguir uma única linha ascendente, de estágios mais simples aos mais complexos (do mais selvagem ao mais civilizado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com