TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violencia Urbana

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 4

Rio Verde 02 outubro de 2017

Ozanir Francisco De Lima

RESENHA CRITICA

1. INFORMAÇÕES BIBLIOGRAFICAS

Trabalho apresentado no l fórum nacional de segurança publica e cidadania. VIOLÊNCIA URBANA abordagem multifatorial da criminogênese, Editora Inédita. 103p. Belo Horizonte, Minas Gerais, 2000

2. DADOS SOBRE O AUTOR

Médico psiquiatra e professor regente de medicina legal na faculdade de medicina universidade de Goiás.

Posterli teve uma trajetória de sucessos e estudo, participou na formação de cadetes e delegados, atuou em diversas áreas da medicina, peritos, psiquiatria, prestou concursos importantes, até atuar na criminologia.

Nesta obra ele destaca a analise de temas de múltiplas abrangências do ponto de vista hitórico,biológico, antropológico, sociológico, psíquico, neurológico, fisiopatológico. Daí a propriedade do adjetivo multifatorial quanto a esta momentosa abordagem

3. DADOS SOBRE A OBRA

.

Posterli é autor de várias obras voltadas ao jurídico; estas obras nos prendem a sua atenção, por se tratar de temas de absoluta relevância dentro da sociedade.; A obra contribui para o estudo da crimogênese da violência urbana no mundo contemporâneo.

Ao iniciar o estudo desta obra, nos da o entendimento que nosso país, esta mais violento que muitos países em guerras.

Nos relata a banalização da vida em situações peculiares, onde se matam por ninharia se seqüestram por mixaria, a questão do delito fica acerca das questões morais, em um jogo de poder onde se perde todos de uma forma fatídica. Onde nos da uma escala semanal da violência, que começa na sexta- feira a noite, atingindo o ápice no domingo. E nos traz dados que na estação do ano denominada verão, os crimes são cometidos com mais intensidade do que em outras estações. Como também o aclausuramento de famílias no interior de suas casas com muros cada vez mais altos, tentando se proteger de alguma forma.

Ele destaca como um dos principais causas da violência, genes célebre, drogas, indicadores socioeconômicos, programação televisiva; ele busca entender as causas e suas possíveis soluções; sendo assim há uma banalização no convívio social.

Cita as programações televisivas há cerca de seus ídolos, de simplesmente acharmos a normalidade o cometimento de crime, pois como se vê muito disso em programações televisivas, ao acontecer no fato real já estamos acostumados.

O autor nos destaca três fases etárias no qual o ser humano passa e que seja com muita importância para a formação do caráter, que são fases as quais a pessoa passa a ter certo domínio emocional; são elas a infância a meninice e a pré juventude; destaca também neste mesmo contexto a polêmica acerca da liberação de armamentos e a influência de forma que foi avassaladora acerca de Adolf Hitler.

Nos aspectos neurobiológicos e psíquicos da violência: uso de arma de fogo; isto é uma visão biopsiquica da violência da violência e suas relações ao corpo. Nos da como exemplo, na hora de um assalto, as sensações são iguais tanto para o assaltante quanto para o assaltado, aquele instante ocorre o verdadeiro alarme cerebral, com várias reações corpóreas; e que o medo de puxar o gatilho estimula a chamada hipotálamo, a qual regula o metabolismo e controla atividades involuntárias do organismo.

Eles nos demonstram dados que comprovam essas afirmações; introduzindo assim as idéias do pai da criminologia Cesane Lombroso, alguns precursores do estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com