TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A criação do Código de Defesa do Consumidor foi um divisor de águas no sistema jurídico pátrio

Por:   •  30/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 4

O CÓDIGO DO CONSUMIDOR NAS PRÁTICAS EMPRESARIAIS

O nascimento do Código de Defesa do Consumidor foi um separador de águas no conjunto jurídico nacional, visto que, estabeleceu regras que antes estavam espalhadas, elevando o artigo 170 da Constituição Federal que é responsável por amparar o consumidor diante dos órgãos que pudessem tirar seus direitos, colocando princípios a serem acompanhados e objetivos a serem pautados.

Os princípios e normas do CDC advém do pensamento ideológico socialista, é um organizador de normas de ordem públicas, dotadas de função social. Em algum momento, se verificado que os princípios libertadores e igualadores, na prática, não são avaliados em algumas relações sociais, infere-se pela imprescindibilidade de composição de regras, do qual seu objetivo é instaurar a estabilidade entre as partes que uma não firme esforço sobre a outra.

As relações entre empresários e consumidores devem ser regulamentadas não somente pelo Direito do Consumidor, porém, também, pelo Direito Empresarial, e ainda, pelas outras áreas de entendimento, como a Economia.

A lei civil, especificamente o código civil, não é uma lei única, que caminha sozinha, no entanto, é constituída por uma variedade de outros sistemas, como o antigo aludido Código do Consumidor.

No artigo 4º, o Código de Defesa do Consumidor assegura alguns dos direitos do consumidor que devem ser preservados, asseverando sua função social, posicionando objetivos traçados que são peça chave para o verdadeiro respeito à ordem econômica e relação de consumo, prevenindo a proteção do consumidor de um modo integral, sua segurança, dignidade da pessoa humana, e a saúde do consumidor. Os incisos do artigo 4º têm o privilégio de garantir a condecoração da desproteção do consumidor nas relações de consumo (I); o direito de promover ações governamentais para a proteção dele por iniciativa direta, por associações representativas, pela presença e atuação do Estado no mercado, e pela garantida de manter um produto, ou serviço, adequado ao consumo, principalmente atendendo a qualidade, segurança, desempenho e durabilidade (II). Possui ainda uma relação agradável entre as partes da relação de consumo, essa         que é compossível com a tutela do consumidor em colaboração com os princípios da ordem econômica ordenado na constituição federal, sempre baseados na boa-fé e função social (III). No inciso IV, assegura também a educação e informação de fornecedores e consumidores, principalmente em se tratando das normas positivadas em relação aos seus direitos e deveres, com vistas a regulação plena do mercado de consumo. Nos outros incisos estão ordenados o incentivo ao desenvolvimento de métodos que garantam um controle de qualidade mais eficaz dos produtos e serviços fornecidos, bem como solução de conflitos; no inciso IV, é importante ressaltar a proibição e repressão das condutas abusivas praticadas no mercado, bem como a como concorrência desleal. Por último, respectivamente, os incisos VII e VIII veneram a “racionalização e melhoria dos serviços públicos e estudo constante das modificações do mercado de consumo”.

O princípio da vulnerabilidade conclui que o consumidor é a parte mais fraca da relação de consumo, que pode estar submetido a padecer certos prejuízos ou ofensas, quer seja patrimonial, ou extrapatrimonial, desequilibrando a relação. Isto é, o fornecedor, na relação de consumo, é tido como economicamente e tecnicamente mais forte que o consumidor, o qual não detém conhecimento profundo das técnicas, e muito menos recursos financeiros para equilibrar essa relação, assim como não tem conhecimento cientifica, jurídico, fático, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com