TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A emergência do pensamento social em bases científicas

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.544 Palavras (11 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 11

A emergência do pensamento social em bases científicas

Pág.: 64

Introdução

Para a formulação do pensamento social em bases científicas, foram analisados vários fatores, como por exemplo, o aparecimento de condições históricas exigindo a análise da vida social em sua especificidade e concretude, o amadurecimento do pensamento científico e o interesse pela vida material do homem. Tais fatores que resultaram no aprofundamento das análises filosóficas, especialmente as propostas que foram estimuladas pela Revolução Burguesa, Revolução Gloriosa, Revolução Francesa e a Independência Norte-americana. Foram esses movimentos que trouxeram as duvidas em relação às liberdades humanas, aos direitos individuais e à legitimidade dos movimentos sociais. Diante dessa filosofia social, foram criadas tendências e escolas de pensamento que fizeram as primeiras formulações sociológicas.

O darwinismo social

O crescimento da indústria, resultante das Revoluções Burguesas, acabou com a velha ordem feudal e iniciou um novo sistema, que hoje é predominante no mundo, o sistema capitalista. A teoria de Charles Darwin nos mostra que ocorre a chamada seleção natural, ou seja, as espécies vão se adaptando ao ambiente para garantir sua sobrevivência. Assim é o capitalismo, cuja sua principal característica é o lucro, a acumulação dede capital; e é aí que podemos observar que, a sociedade também se modifica e se desenvolve cada vez mais de acordo com suas necessidades. Diante desse pensamento, os cientistas sociais estudaram as sociedades tradicionais (África, Ásia, América e Oceania), e observaram que essas, deveriam procurar evoluir para garantir seu progresso na escala da evolução social. Isso justificava a intervenção europeia, pois podemos observar que o progresso não era distribuído de forma igualitária e nem todos faziam parte da civilização.

Pág.: 67

Uma visão crítica do darwinismo social – ontem e hoje

Nota-se que a complexidade da cultura humana tem concorrido para limitar a ação da lei de seleção natural. A adaptabilidade do homem e sua dependência cada vez menor em relação ao meio vêm transformando o ser humano, onde a competitividade se torna o principio natural. É preciso lembrar que o mercado, como outros elementos da cultura humana, obedecem as formas de organização social essencialmente humanas, e por essa razão histórica, resultante do desenvolvimento das relações entre os homens e entre as sociedades se torna mutáveis e relativas.

Pág.: 68

Duas formas de avaliar o darwinismo social

O darwinismo social justificava o colonialismo europeu e refletia o otimismo dos europeus em relação a sua cultura. O desenvolvimento industrial gerava, a todo o momento, novos conflitos sociais; onde os explorados (camponeses e operários) organizavam-se, exigindo mudanças políticas e econômicas. Então, August Comte identificou na sociedade dois movimentos vitais: o que chamou de ‘‘dinâmico’’ – representava a passagem para as formas mais complexas da existência, como a industrialização; e de ‘‘estático’’ – responsável pela preservação dos elementos permanentes de toda organização social.

Pág.: 70

Organicismo

O organicismo, também foi outra forma de aplicar princípios à explicação da vida social. Alguns filósofos como Albert Schaffle, Hebert Spencer e Alfred Espinas, procuraram criar a relação entre leis biológicas e sociais, analisando as relações sociais humanas como um estudo universal das espécies vivas, deixando de lado suas particularidades.

Pág.: 71

Evolucionismo e história da humanidade

A partir dos diferentes momentos da história de cada sociedade, desenvolveram-se teorias sobre a igualdade de todos os seres humanos em relação às suas características distintivas. Charles Montesquieu e alguns outros autores procuraram compreender os fatos históricos e as diferenças sociais. Retomando até a decadência do Império Romano, que estaria submetida a leis gerais e invisíveis. Essas leis são semelhantes às leis naturais, pois os princípios morais teriam sido vencidos pelo vício do poder.

Pág.: 72

Da filosofia social à sociologia

O darwinismo social e o organicismo foram escolas de pensamento social de grande importância, mas de forma pioneira, chega o positivismo para sistematizar o pensamento sociológico. Foi o pensamento que procurou resolver a coesão social e a harmonia dos indivíduos em sociedade. Comte investigava essa filosofia social positivista, analisando a vida social e o modo como os cientistas explicavam a vida natural. Foram analisados os procedimentos de natureza científica, análises sociológicas com maior sistematização teórica e metodologia de pesquisa, estas, introduzidas por Émile Durkhein.

A sociologia de Durkhein

Pág.: 81

O que é fato social

Como Durkhein queria definir a sociologia como ciência, estabeleceu princípios e limites para romper com as ideias de senso comum que interpretavam a realidade social como vulgar e sem critérios. E em sua obra, As regras do método sociológico, ele definiu os fatos sociais como objeto da sociologia. Aponta que o fato social é experimentado pelo indivíduo como uma realidade independente e preexistente; atua sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente e ainda, a generalidade, onde coloca todo fato social sendo geral.

Pág.: 83

A objetividade do fato social

Segundo Durkhein, para aprender a realidade dos fatos, deve deixar de lado valores e sentimentos pessoais em relação aquilo que está sendo estudado. Ainda aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como ‘‘coisa’’, ou seja, como objetos que lhe são exteriores e podem ser observados e medidos de forma objetiva.

Pág.: 84

Suicídio

Durkhein estudou profundamente o suicídio, e o aponta como um fato social, que, segundo ele, a prova de que o suicídio depende de leis sociais e não da vontade dos sujeitos. Também aponta a regularidade com que variavam as taxas de suicídio de acordo com as alternâncias das condições históricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com