TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A firma, filme

Por:   •  12/4/2016  •  Resenha  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  2.563 Visualizações

Página 1 de 5

A Firma é um filme dirigido por Sydney Pollack, foi lançado nos EUA em 1993 e foi baseado no livro de mesmo nome do autor John Grisham, tem no papel principal Tom Cruise interpretando Mitch McDeere. Foi indicado ao Oscar 1994 (EUA), BAFTA 1994 (Reino Unido), MTV Movie Awards 1994 (EUA) e People's Choice Awards 1994 (EUA), vencendo o ultimo na categoria de filme dramático.

O filme retrata a historia de Mitch McDeere, um advogado, ambicioso, recém reformado em Harvard que quer crescer na vida, principalmente por ter tido uma infância pobre. Ele recebe propostas de emprego em diversas empresas de advocacia, mas uma proposta o chama mais atenção por garantir-lhe mais dinheiro e melhor condição de vida. Ele aceita o emprego milionário e muda com sua esposa para a pequena cidade de Memphis, em uma das primeiras reuniões com os chefes ele é perguntado sobre sua família e mente que é filho único, escondendo que tem um irmão que está preso, por vergonha e medo de que isso atrapalhe seu emprego.

O casal começa a levar uma vida bem diferente do que tinha, Mitch recebe tutores pagos pela firma para ajudá-lo a passar em um exame, ganha carro, casa mobiliada e diversas vantagens. No inicio tudo ia bem até que dois advogados da mesma firma de Mitch morrem em um estranho acidente de barco. Dois agentes do FBI entram em contato com ele e contam que a firma na qual ele trabalha é somente uma empresa de fechada, servia para lavar dinheiro da máfia e superfaturava o pagamento de sues clientes. Ele descobre que todos os advogados que tentaram sair foram mortos e que sua casa estava sendo vigiada o tempo todo por funcionários da firma. O FBI quer que ele espione seus colegas e ‘roube’ os documentos que mostra quais os tipos de serviços que a sua firma presta para a máfia de Chicago.

Ele reluta bastante, pois isso quebraria seu juramento de sigilo entre advogado e cliente, mas quando percebe que sua família encontra-se em perigo ele aceita. Mitch faz um acordo com o FBI, que este solte seu irmão e em troca ele os ajuda a colocar os advogados que trabalham nesta firma atrás das grades. Para não quebrar seu juramento e perder sua licença de advogado ele elabora seu próprio plano.

Para que não quebre o sigilo de seus clientes, Mitch pega a fatura de pagamento de cada cliente da firma e descobre o superfaturamento, e com a autorização dos clientes ele tira copia de todos os documentos. Quando os sócios da firma para a qual ele trabalha descobrem isso eles colocam os ‘seguranças’ atrás de Mitch para que ele seja morto e o FBI não consiga os documentos. Mitch manda os documentos para o agente do FBI que ele tem contato, mas este não gosta do que tem em mãos.

Quando o agente vai tirar satisfação com Mitch, ele diz não iria quebrar o sigilo de advogado-cliente e entregar os documentos que e incriminavam a máfia de Chicago, mas ele entregou os documentos que provam que os advogados da firma fazia a lavagem de dinheiro e extorsão, o que causaria a prisão de todos por muito tempo e um pagamento de multa muito alto. Alem disso ele teria sua vida normal de volta e poderia exercer sua profissão.

Este filme mostra como que a ganância por dinheiro pode acabar com a vida de uma pessoa, pode fazê-la negar um irmão, apenas por ele ter cometido um erro, negar as suas raízes e colocar em risco sua vida. O dinheiro pode trazer um pouco mais de conforto, mas isso nem sempre vem acompanhado com a felicidade e a paz. O filme também mostra que pelo personagem querer ganhar tanto dinheiro ele ficava ate tarde no serviço e deixava sua esposa sozinha em casa, e em uma de suas viagens a negócio ele acabou traindo-a com uma mulher que ele nem sabia o nome (o que foi uma armação da firma na qual ele trabalhava).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com