TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme A Firma

Por:   •  7/4/2015  •  Resenha  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 2

A Firma

  • Enredo:

Dentre as questões marcantes, destaca-se a ambição de Mitche MaDeere (Tom Cruise) um advogado recém formado incorruptível. Esse traço o levou a rejeitar várias propostas de trabalho, pois as mesmas não satisfaziam seu ego. Finalmente, um dia recebeu uma proposta milionária para trabalhar em um obscuro escritório em Memphis.

Diante dessa perspectiva de ganhar muito dinheiro – era o seu objetivo- Mitche aceita o trabalho, sem avaliá-lo em sua extensão. Aos poucos descobre que seus clientes estão envolvidos na maior tramoia e a empresa onde trabalha também está envolvida com lavagem de dinheiro da máfia e todos os advogados que tentaram sair foram mortos.

  • Ideia ou mensagem central do filme:

O filme retrata a tecnologia de maneira muito sutil, a partir das denuncias do jovem advogado e das investigações do FBI que se comunica com outros departamentos de maneira sigilosa na tentativa de desmantelar a máfia e descobrir de que forma eles fazem a lavagem de dinheiro. Também Existe um interessante questionamento do “código de ética profissional” dos advogados, que são obrigados a morrer com os segredos de seus clientes, por mais inescrupulosos que sejam.

  • Cena de maior impacto:

As ações paralelas que colocam em prática o plano de Mitch (as cópias, o roubo dos arquivos, a negociação com o FBI) e, obviamente, a espetacular perseguição que se inicia no metrô de superfície que nos leva ao momento em que ele se esconde num galpão e escapa, por sorte, da morte.

Justificativa:

Pois Mitch com muita inteligência se sai bem da complicada situação em que se meteu, ganhando sua vida de volta sem violar a lei, o que em boa parte do filme parece ser impossível.

  • Contribuição do filme para o estudo da disciplina?

Não só para a disciplina de Administração e Direito, mas também pela ética profissional em que devemos nos basear e trabalhar. Pois é o nome pessoal que se destaca nas áreas do Direito, da Administração, da Contabilidade entre tantas outras. E isso que devemos preservar, o nosso nome.

  • Quais disciplinas ou áreas você consegue identificar no decorrer do filme que estão vinculadas ao seu curso?

As áreas do Direito, Administração e Contabilidade.

  • Avaliação final:

Ótimo, um filme que todo estudante dessas áreas deveria assistir, para que se baseie na ética profissional e que a leve durante toda a carreira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com