TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Oferta e da Demanda na formação de preços

Por:   •  6/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  1.784 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da Oferta e da Demanda na formação de preços

A microeconomia ou teoria dos preços analisam a formação de preços no mercado, a exemplo, como a empresa e os consumidores finais interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos, à teoria dos preços faz parte da ciência econômica, e visa explicar como se determina o preço dos bens e serviços como também os fatores de produção, ou seja, a oferta e a demanda, que são peças fundamentais na formação de preços.

De acordo com a lei básica da oferta e da demanda diz que, o desejo dos consumidores determinara a magnitude da demanda e a produção das empresas determinara a magnitude da oferta, ou seja, o equilíbrio entre a demanda e a oferta será sempre atingido pela flutuação dos preços.

É de suma importância a oferta e a demanda na formação de preços, pois cada uma delas executa um papel especial na formação dos preços, na demanda é abordada a condição financeira dos consumidores, os hábitos e a preferência por um determinado bem ou serviço, já na oferta são abordados às quantidades de produtos, e seus produtores, e todas essas questões influenciam como um todo na formação de preços.

A demanda ou procura é definida como a quantidade de um bem ou serviço, ela por sua vez é de grande importância na formação de preços, pois ela pauta a conduta e a vontade dos consumidores, seja na preferência por bens e serviços ou na escolha por produtos com preços mais baixos, ela também ajuda a informar a quantidade que os consumidores desejam comprar um bem ou serviço à medida que muda o preço unitário.

Existe na demanda a relação entre quantidade procurada e preço do bem, ou seja, a chamada lei geral da demanda, que consiste em uma relação inversa entre a quantidade procurada e o preço do bem, coeterisparibus.

A lei da demanda em geral diz que quanto mais alto for o preço de um determinado produto, menor será a quantidade de pessoas que estarão dispostas a compra-los, contando que todo o resto seja inalterado.

A relação de quantidade procurada/ preço do bem é representada de duas formas, uma delas é a escala de procura e a outra por um gráfico, a curva de procura, essas duas formas visam mostrar a preferência dos consumidores.

Porém a demanda sofre algumas influências, uma delas é a renda dos consumidores, pois se a rende aumenta a demanda tende a aumenta, por outro lado se a renda dos consumidores diminui a demanda também será reduzida, existem muitas outras como, bens complementares e bens superiores etc.

A oferta se conceitua como varias quantidades de produtos que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo, a função da oferta é mostrar uma semelhança entre a quantidade ofertada e o nível de preços, coeterisparibus, ou seja, é chamada a lei geral da oferta.

Como na demanda, a oferta também pode ser representada por gráficos e escala chamada de Curva de oferta, e Escala de oferta, que visa mostrar a quantidade de produtos ofertados e os preços de cada produto.

A relação direta entre a quantidade ofertada e o preço deve-se ao fato de que, coeterisparibus,aumentando o preço de mercado eleva a renda das empresas, estimulando-as a elevar a produção, porem existe algo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com