TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A meta de arbitragem

Artigo: A meta de arbitragem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Artigo  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

Arbitragem é um instrumento particular de negociação de problema(s) ,podendo ser gerida por cláusula compromissória que é uma clausula firmada entre as partes em um contrato ; ou compromisso arbitral, que é definido por um arbitro , para que em um conflito entre as partes esse arbitro defina uma solução , não podendo ser confundida com a conciliação que é feita pelo conciliador , porém com controle das partes envolvidas no problema. Já, a mediação , há um pleno controle entre as partes do problema, havendo um mediador que será imparcial , pois o mediador age como um facilitador , não propondo soluções , mas sim propostas para que se chegue a uma solução do conflito. A negociação é o que se faz diariamente ,como exemplo : ao fazer compras, aonde há o comprador e o vendedor, existe um acordo (negócio), firmado entre ambos , tendo como fim ao comprador o produto e ao vendedor o capital.

A conciliação e a mediação são muito parecidas , porém divergem em pontos específicos.O conciliador (conselheiro) não se aprofunda no que originou o conflito , mantendo-se parcial .Somente , coloca-se como conciliador para dar a solução a qual não é definida entre as partes, apenas pelo conciliador que a propõe , cabendo as partes aceita-la ou não. Como exemplo clássico , tem-se a disputa de guarda de um filho entre pais separados . O conciliador entra na disputa sugerindo , sem perguntar as partes, uma guarda compartilhada. Caso as partes não a aceite , retornaram para a esfera processual sem uma solução , tornando o processo demorado e mal resolvido , até que haja a sentença do caso por um juiz . Já , o mediador tem uma função mais humana , tendo o dever de saber a origem do conflito . Revelando-se imaprcial em seu intento. Com isso , mostrará as partes a motivação que ocassionou a disputa, buscará a solução , não a impondo , mas sim , dando propostas de soluções amigavéis . Tendo como propósito , não apenas a solução do problema , mas o fim do mal inicial . Como exemplo , há uma briga entre dois irmãos por um motivo fútil , o pai deles surge e os coloca frente ao motivo do conflito , fazendo-os refletir e pensar sobre o fato , conseguindo a solução por meio do apaziguamento . A figura do pai esta representa como o mediador , pois solucionou o conflito na origem (cerne).

Usa-se o método de negociação para resolver um assunto abordado entre duas ou mais pessoas. Esse assunto deve ser negociado sem que haja um confronto ; e sim , buscando o interesse mútuo aos envolvidos. Como exemplo , tem-se a compra de uma camisa , a qual é feita pelo vendedor , consequentemente haverá o comprador dessa camisa. Havendo a venda , estará a ter uma negociação.

A arbitragem é um meio de resolução de conflitos pelo qual fixa-se entre as partes uma proposta a ser seguida , caso ocorra entre elas algum conflito. Poderá ser uma cláusula de compromisso ou um regente que seja escolhido entre eles para que no caso de conflito haja como um arbitro intervendo no problema .Como exemplo, tem-se empresas prestadoras de serviços para a Petrobras que são regidas por meio da arbitragem , tendo em vista , uma resolução rápida do conflito .O propósito é de não ter que levar o problema para os tribunais e ter que esperarem por anos pela sentença que na maior parte não satisfaz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com