TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A simplificação da linguagem jurídica

Por:   •  17/5/2015  •  Resenha  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

 AESO - Faculdades Integradas Barros Melo  

Curso : Direito – 1° Período

Disciplina : Produção e Interpretação de Texto

Professora : Sandra Helena

Data : 25/03/2015

KATTARINY RANIELLY BARROSO BRAGA

A Simplificação da Linguagem Jurídica

FERREIRA DE LIMA,Raimundo. A simplificação da linguagem jurídica como forma de possibilitar um maior e melhor acesso à justiça pelos cidadãos de baixa instrução . Disponível em : Acesso em : 15/03/2015.

Raimundo Ferreira de Lima é graduando em Direito da Universidade Estadual da Paraíba . Seu artigo científico “A simplificação da linguagem jurídica como forma de possibilitar um maior acesso à justiça pelos cidadãos de baixa instrução” foi publicado na Revista Jurídica Orbis no ano de 2010. Essa resenha crítica tem como enfoque a compreensão das idéias do autor colocada na obra . Onde se defende a simplificação da linguagem jurídica, para que a mesma consiga se aproximar do cidadão comum,isento da linguagem complexa que é o juridiquês, fazendo com que essa parcela da população se faça mais presente e ciente dos seus direitos nos processos jurídicos decorrentes em suas vidas .

 Os principais meios de difundir conhecimento sempre foram a fala e a escrita, desde os primórdios da história da humanidade . São instrumentos de poder quando se trata de tornar possível o meio de comunicação entre os homens e para a transmissão da cultura . São peças chaves para a expansão do saber de geração para geração . E o direito não se distancia dessa regra, assim como todos as áreas científicas,ele tem como base de propagação de suas normas e conhecimento , os docentes e os livros,ferramentas autênticas da fala e escrita. 
          Algo que foi pensado para transmitir por gerações o ensinamento do direito tem sido instrumento de distanciação do mesmo em relação ao cidadão leigo . Culpa da tecnicidade e complexidade imposta ao dialeto jurídico, fazendo com que esse seja de difícil acesso e compreensão para aquele que não o estuda verdadeiramente, ou que não exercem na área . De tanto distanciamento à compreensão comum, foi dada a linguagem jurídica o nome de “juridiquês”, onde é o uso de um português complicado,ou seja,uma linguagem em que se exige conhecimentos específicos para a obtenção da mesma . Provando assim, o quanto os que não detêm da compreensão de tal linguagem, sentem-se distanciados das normas jurídicas por culpa de seus termos  técnicos, termos esses que muitas vezes são ultrapassados para os próprios juristas, ou seja, mesmo não sendo utilizados, continuam sendo ferramenta no afastamento do conhecimento dos cidadãos comuns da linguagem jurídica.

Diante dos fatos explícitos mediante ao artigo resenhado,Raimundo,provedor de toda especificação quanto a simplificação em seu artigo ,considera essencial a execução da mesma,e para que ocorra é necessário haver o interesse dos próprios juristas para que haja uma maior compreensão da população quanto a essa linguagem,com o objetivo de torná-la mais clara e objetiva,pois atualmente é tarefa difícil interpretá-las mediante seus textos de linguagem arcaica . Sendo assim,a simplificação não será só vantajoso para a população,mas também para os próprios operadores do direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com