TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÁGUA – SUA IMPORTÂNCIA E O USO CONSCIENTE DA MESMA

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 11

ESCOLA MUNICIPAL CIDADE VERA CRUZ.

APARECIDA DE GOIÂNIA, 23 DE OUTUBRO DE 2016.

PROFª. ÂNGELA MENDES      5º ANO “B”

PLANEJAMENTO QUINZENAL DE: 24/10 a 04/11/2016

SE ESTÁ DIFICIL, É PORQUE VALE A PENA. NÃO DESISTA!

TEMA GERADOR:  “A ÁGUA – SUA IMPORTÂNCIA E O USO CONSCIENTE DA MESMA

*OBJETIVOS: 

- Trabalhar e desenvolver com os alunos diversas atividades interdisciplinares com o tema Água.

- Compreender, identificar e usar corretamente em textos e atividades do dia-a-dia a grafia correta das palavras.

- Fixar, entender e compreender leitura e interpretação oral e escrita de um texto.

- Saber da importância de uma boa interpretação para melhor compreensão da leitura feita.

- Compreender a estrutura de um texto para posterior produção textual contendo fala de personagens e uso adequado dos sinais de pontuações em um diálogo.

- Fixar estrutura textual composta de parágrafos, sinais de pontuação, o uso de letra maiúscula e a presença do diálogo, ressaltando as ideias principais de cada parágrafo.

- Reconhecer um diálogo em um determinado texto, ressaltando os sinais de pontuação ali existentes.

- Entender e compreender o que é gênero textual notícia.

- Produzir por meio conhecimentos adquiridos uma notícia com base nos temas abordados em sala de aula.

- Compreender, reconhecer, identificar e diferenciar os modos do verbo em frases e textos trabalhados.

- Retomar e fixar estudos feitos sobre conjugações do verbo.

- Fixar conhecimentos adquiridos sobre cálculos com frações de quantidade, números mistos, frações equivalentes e fatoração.

- Retomar e fixar conhecimentos sobre operações de fração com denominadores iguais e/ou diferentes.

- Compreender o que são números decimais e seu uso no nosso dia a dia.

- Perceber e reconhecer a importância da reciclagem do lixo para a preservação do meio ambiente.

-Entender que o lixo não reciclável deve ter o destino certo.

- Compreender o que são os recursos naturais renováveis e não renováveis.

-Reconhecer e identificar a água como um recurso natural renovável.

- Aprender e compreender sobre A modernização das cidades no século XIX e A vida nas fazendas de café.

- Compreender e entender sobre os Movimentos Republicano e Abolicionista e os sujeitos envolvidos nesses processos. bem como reconhecer a importância dos mesmos para o desenvolvimento do nosso país.

- Fixar conhecimentos adquiridos sobre as regiões Norte, Centro – Oeste e Sudeste, suas características, estados e capitais de cada uma.

- Aprender, reconhecer e compreender sobre aspectos e características inerentes a região Nordeste, bem como sobre seus estados e capitais.

- Aprender sobre os códigos para vencer as armadilhas do consumismo e do egoísmo.

- Aprender e utilizar a técnica de pintura de giz colorido com a cola branca.

*AVALIAÇÃO:

- Será feita de forma contínua, fazendo as observações e intervenções necessárias, as quais contribuirão com o processo ensino-aprendizagem, propiciando ao educando a reflexão sobre os estudos feitos.

*ACOLHIDA: 

- Roda de leitura e conversa: no decorrer dos quinze dias deste planejamento os momentos de acolhida serão por meio da leitura compartilhada de frases, textos, recortes de jornais, revistas e relatos feitos pelos alunos do que pesquisaram, viram e registraram sobre a água sua importância e uso consciente da mesma, seja em redes sociais, telejornais e/ou documentários com o objetivo de discutir e trabalhar com as crianças a importância da água e uso consciente da mesma,  ressaltando sempre o gênero textual trabalho em cada dia, contextualizando com a vivência dos alunos. Durante estes dias será reservado um tempo para o ensaio da música “Planeta Água” de Guilherme Arantes, através da qual as crianças farão apresentação para toda escola, enfatizando os estudos feitos em sala de aula.

*ROTINA DIÁRIA:

- Diariamente é lido e relembrado com as crianças os combinados de sala e fora dela, os quais foram criados e estabelecidos pelos alunos e afixados na parede da sala, destacando a importância da prática de cada combinado na conduta que deve ser adotada no dia a dia do ambiente escolar. É também bastante explorado, lido e analisado os demais cartazes que compõem os recursos utilizados para fixar os conhecimentos adquiridos pelos educandos no decorrer dos conteúdos ministrados. Após este momento é dado visto nas agendas verificando a assinatura dos pais ou responsáveis, bem como o visto nas atividades feitas em casa no caderno, fazendo as intervenções necessárias, retomando e fixando o que foi estudado. Em seguida as crianças copiam do quadro o cabeçalho completo nos cadernos das disciplinas que serão trabalhadas naquele dia, dando a partir daí seguimento ao que será trabalhado em todas as aulas no decorrer dos quinze dias, conforme consta no planejamento.

*LANCHE

*RECREIO

*RELAXAMENTO:

- Sempre após o recreio acontece o momento do relaxamento por meio de uma música instrumental com alongamento e retomada rápida do texto lido na acolhida do dia, permitindo aos alunos se acalmarem para retornarmos às atividades propostas. Em seguida é feita a anotação da agenda com as atividades de casa e demais anotações e avisos que forem necessários.

* SEGUNDA– FEIRA – 24/10/2016

*ACOLHIDA: OUVIR MÚSICA: “PLANETA ÁGUA” DE GUILHERME ARANTES.

- PORTUGUÊS: A PARTIR DA LETRA DA MÚSICA, QUE SERÁ COLADA NO CADERNO, VERIFICAR E RETIRAR DA MESMA OS VERBOS EXISTENTES, RETOMANDO COM OS ALUNOS O CONCEITO DE VERBO E AS CONJUNGAÇÕES DO MESMO. ATIVIDADES DE FIXAÇÃO NO CADERNO EM SALA E EM CASA. COPIAR NO CADERNO AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 230 E 231 PARA SEREM CORRIGIDAS NA PRÓXIMA AULA.

- MATEMÁTICA: INTERDICIPLINANDO COM CIÊNCIAS E TENDO COMO BASE A LETRA DA MÚSICA, UTILIZAR UM GRÁFICO DE PIZZA PARA DEMONSTRAR O PERCENTUAL DE ÁGUA DOCE E ÁGUA SALGADA EXISTENTE NO PLANETA, RESSALTANDO O USO CONSCIENTE DESTA, TENDO A PARTIR DAI UMA CONVERSA INFORMAL SOBRE NÚMEROS DECIMAIS. CORRIGIR, REVISAR E FIXAR COM A CLASSE O QUE ELES COMPREENDERAM SOBRE OPERAÇÕES DE FRAÇÃO COM DENOMINADORES DIFERENTES. CONVERSA INFORMAL SOBRE NUMEROS DECIMAIS.

- HISTÓRIA: A VIDA NAS FAZENDAS DE CAFÉ. LEITURA, INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DOS TEXTOS PROPOSTOS BEM COMO DAS IMAGENS CONTIDAS NO MESMO. ATIVIDADE NO CADERNO E NO LIVRO PÁGINAS 112 E 113, ENFATIZANDO O USO DA ÁGUA NO CULTIVO DO CAFÉ.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com