TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Consciente da Água

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.582 Palavras (11 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CURSO: PEDAGOGIA

4° e 5ª SEMESTRE

Projeto: Água fonte de Vida

Tutora presencial: Solange Góes de Mendonça

Tutora distancia: Leonir Aparecida Pedro

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental; Didática da História e Geografia; Expressões Artísticas na Educação Infantil; Educação Aplicada aos cuidados das crianças; Avaliação e Currículo.


[pic 2]

CURSO: PEDAGOGIA

4°e 5ª SEMESTRE

Ana Paula de Almeida                RA: 8638295788

Claudia dos Santos                        RA: 2754594167

Elisangela de Lima                         RA: 9514344404

Selma Muniz de Aguiar                RA: 6001000401

Thayná Cordeiro                        RA: 0211611844

Valquíria Fagundes de Oliveira        RA: 2895604559

Projeto: Água fonte de Vida

Tutora presencial: Solange Góes de Mendonça

Tutora distancia:  Leonir Aparecida Pedro

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental; Didática da História e Geografia; Expressões Artísticas na Educação Infantil; Educação Aplicada aos cuidados das crianças; Avaliação e Currículo.


Sumário

Introdução        

Apresentação da escola        

Projeto Água Fonte de Vida        

1.        Apresentação:        

2.        Justificativa:        

3.        Metodologia:        

4.        Objetivos específicos:        

5.        Objetivos Gerais:        

6.        Avaliação:        

Conclusão        


Introdução

A abordagem da nossa pesquisa tem como principal objetivo, analisar e compreender como podemos construir um elo educacional e familiar, e quais as consequências em relação à aprendizagem, através do projeto Água fonte de vida. Analisamos as diferenças e alterações nos conceitos e atitudes de tais educadores. Há anos, não muito distantes, era possível presenciar determinada situação em sala de aula: os professores falavam, ministravam seus conteúdos e os alunos copiavam os mesmos, provas escritas (dissertativas ou de alternativas) eram feitas e o objetivo era “tirar nota” para comprovar o êxito. Neste período, os questionamentos e explicações dos mesmos pautavam-se no processo mecânico (para resolução das atividades ou exercícios propostos) e não de maneira crítica e reflexiva, tampouco algo que pudesse alcançar a interdisciplinaridade dos assuntos. O efeito era de que tanto no âmbito escolar quanto no familiar, conteúdos e demais assuntos não eram retomados o tanto que se faziam necessários, caracterizando que, às gerações, era passado o que consideravam essencial saberem; nada além. Mudanças ao longo do tempo foram acontecendo. Hoje é possível verificar filhos e alunos se pronunciando e defendo seus pontos de vista, crenças, costumes, valores e estilos. Possuem argumentos para fundamentar suas razões e não se privam de questionar. Por um lado, tal encaminhamento da história foi proveitoso, isso porque movimentos na educação ocorreram, possibilitando mudanças significativas.

A importância para a compreensão e construção do conceito torna-se imprescindível para a interpretação, análise e reconhecimento, seja através de uma ou de outros recursos quando utilizadas ou trabalhadas em sala de aula, com base em uma metodologia que defina tais métodos importantíssimos para a aprendizagem.


Apresentação da escola

Ao perceberem a necessidade da construção de novas práticas pedagógicas, os professores e a coordenação da Escola de Educação Infantil Turma da Mônica, em comum acordo decidiram reelaborar a proposta pedagogia da instituição, com propósito de que o cuidar e o educar estivessem presentes de forma clara e efetiva no cotidiano da escola. Para conhecer melhor os grupos de alunos e a forma como o projeto está sendo realizado foi feito um levantamento de cada turma, listados abaixo:

Turmas

Faixa Etária

Quantidade de alunos

Mini maternal

1 ano e 11 meses

8

Maternal

2 anos e 11 meses

12

Jardim I

3 anos e 11 meses

17

Jardim II

4 anos e 11 meses

13

Pré

5 anos e 11 meses

16

Total

-

66

Aspectos individuais: com quem a criança mora, quem é o responsável pela criança, se a criança tem algum problema de saúde, se tem necessidades educativas especiais, hábitos.

Cada criança tem seus aspectos próprios e individuais, alguns são muito carentes de carinho e afeto por parte dos pais, percebe-se na maneira como se relacionam com os pares sempre muito distantes não reagem bem ao toque como abraços, outros são muito carinhosos, prestativos e atenciosos e até pouco mais independentes, pois já possui certa autonomia e realizam diversas atividades sem auxilio algum, outros dependentes demais ao que parece serem muito mimados e paparicados pelos pais, pois necessitam de uma atenção absurda e tem ciúmes dos professores com certos coleguinhas, enfim tem todos os tipos e características e personalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com