TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E DESENVOLVENDO SEU USO CONSCIENTE

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

CUSTÓDIA NAZARÉ CARDOSO DA SILVA 

ELIZABETE RAME STUMPF

NICOLE ZUCOLOTTO

ROBERTA TOMIELO

VIVIANE CARDOSO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

REFLETINDO SOBRE A IMPORTANCIA DA ÁGUA E DESENVOLVENDO SEU USO CONSCIENTE

[pic 3]

Gramado

2015

CUSTODIA NAZARÉ CARDOSO DA SILVA 

ELIZABETE RAME STUMPF

NICOLE ZUCOLOTTO

ROBERTA TOMIELO

VIVIANE CARDOSO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

REFLETINDO SOBRE A IMPORTANCIA DA ÁGUA E DESENVOLVENDO SEU USO CONSCIENTE

Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Ensino de História e Geografia, Ensino de Matemática, Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil, Estágio Curricular Obrigatório III: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Seminário VII.

Orientadores: Cyntia França, Lilian Gavioli de Jesus, Keila Tatiana Boni, Andreia

de Freitas Zômpero, Vilze Vidotte Costa, Rosely Montagnini.

Tutora eletrônica: Osvaldineia do Nascimento Santos Barreto.

Tutor(a) de sala: Jussara Maria Benetti Wiltgen.

 INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa desenvolver uma síntese a partir de uma pesquisa e análise sobre a importâcia e a nossa responsabilidade o cuidado e pesquisa sobre o cuidado com a água e seu uso no dia a dia.

Desta forma,

A disponibilidade de água está se tornando uma das principais questões socioambientais do mundo atual. Relatórios e pesquisas mostram que cerca de um bilhão de pessoas (quase 20% da humanidade) não têm acesso à quantidade mínima de água potável necessária diariamente para beber, cozinhar e tomar banho. Enquanto o consumo per capita em países ricos como Estados Unidos e Canadá é de 300 litros diários de água. Em varias regiões do planeta já sofrem com a escassez e o desequilíbrio entre demanda e oferta de água, causado na maioria das vezes pela contaminação dos recursos hídricos pelo próprio homem. Com isso, as disputas e os conflitos vêm agravando-se diariamente. A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies

O grupo desenvolveu um projeto visando trabalhar com as crianças a temática da água, promovendo sua conscientização e reflexão sobre este problema que é de responsabildiade de todos, fazendo-os pensar estratégias para propor soluções e atitudes para a consciencia e cuidado sobre a água.

O grupo também fez algumas considerações sobre o desenvolvimento deste trabalho para nosso aprendizado e construção pessoal como futuras pedagogas.

         

        

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A água é uma substância única, sem ela a vida no nosso planeta seria impossível. No mundo há muita água, mas ela não está distribuída com igualdade, alguns lugares possuem em abundância e outros lugares há falta, a superfície da Terra é constituída de três quartos de água, cerca de 70%, a maior parte está concentrada nos oceanos e mares, cerca de 97,5%, o restante 2,5% está concentrado em icebergs e geleiras, sendo que só 0,007% vai para os rios, lagos e reservatórios da superfície do planeta.

O ser humano não consegue viver longe da água e esta parece ser uma preocupação que acompanha as civilizações desde as épocas mais remotas. Embora, com o passar dos tempos, a humanidade tenha aperfeiçoado muitas técnicas para coletar água e purifica-la, ela nunca deixou de ser fonte de preoculpação até os dias de hoje.

No decorrer do tempo, as necessidades humanas e o crescimento da população passaram a exigir quantidades cada vez maiores de água e facilidade de acesso ás fontes existentes. 

        No século 20, a população mundial triplicou, e o consumo de água aumentou cerca de seis vezes e mais de um bilhão de pessoas atualmente vivem sem acesso a fontes de água de qualidade, de acordo com dados da ONU. 

        Hoje cerca de 250 milhões de pessoas, distribuídos em 26 países, já enfrentam escassez de água. Em 30 anos, o número aumentará para 3 bilhões em 52 países. Nesse período, a quantidade de água disponível por pessoa nos países do Oriente Médio e do norte da África estará reduzida em 80%. A projeção que se faz, é que nesse período, 8 bilhões de pessoas habitarão a Terra, em sua maioria concentradas nas grandes cidades. Assim será necessário aumentar a produção de comidas e energia, aumentando o consumo doméstico e industrial de água. Devido essa escassez de água, Israel utiliza de uma tecnologia de dessanalização, hoje o país tem mais da metade da área ocupada por desertos, é o principal exportador de produtos agrícolas do Oriente Médio. É a região que tem a menor taxa de água por pessoa no planeta, e é um exemplo que pode acontecer no resto do mundo.

O Brasil possui 13,7% de água doce do planeta, sendo que 7% encontra-se na região da bacia hidrográfica do rio Paraná, que inclui o rio Tietê, que está situado no Estado de São Paulo que possui 1,6 % de água doce em sua extensão. E 70% na Bacia Amazônica, sendo que o volume de água do rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta. O restante está situado no Nordeste e Centro-Oeste, no rio São Francisco, mas, porém devido a super população, situadas nas grandes cidades o Brasil vem sofrendo problemas de escassez, isso já atinge os principais rios e represas das grandes cidades.

Em Porto Alegre, o rio Guaíba está comprometido pelo lançamento de resíduos domésticos e industriais, além de sofrer as consequências do uso inadequado de agrotóxicos e fertilizantes.

Na cidade de Brasília, além de enfrentar a escassez de água, tem problemas com a poluição do lago Paranoá.

A cidade de Belo Horizonte já perdeu um manancial para abastecimento, a lagoa da Pampulha, que precisou ser substituído pelos rios Serra Azul e Manso, mais distantes do centro de consumo. Também no rio Doce, que atravessa os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a extração de ouro, o desmatamento e o mau uso do solo agrícola provocam prejuízos enormes à qualidade de suas águas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (333.6 Kb)   docx (368.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com