TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E A MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 10

introdução

Neste trabalho, será apresentado o conceito de ética e moral na sociedade de maneira geral, e como também é aplicada ética e moral no ambiente escolar.

De modo, que possamos entender a necessidade de se aprender sobre ética e moral, desde o momento que a criança inicia o seu modo de pensar, vamos poder ver que a família é a primeira convivência e logo após entra o papel da escola.

Os princípios éticos e morais são importantes para formar uma sociedade mais justa e integra.


  1. ÉTICA E MORAL

A palavra ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e moral tem sua origem latina “mores” e significa costumes.

Ética, segundo Motta (1984), é “um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, sendo assim, Ética é a forma como o homem deve se conduzir no seu ambiente social.

“A única ética possível estrutura-se na relação do sujeito com o outro, em que é importante ser preservado o complexo espaço para a inter-subjetividade. [...] só nessa relação do sujeito com o outro podemos construir os valores éticos acerca do bem e do mal. [...] Representa também a relação do indivíduo com as instituições [...] com a sociedade”.  (ARICÓ, 2001)

Já em relação a moral Severino (1997), define da seguinte forma, “é o conjunto de prescrições vigentes numa determinada sociedade e consideradas como critérios válidos para a orientação do agir de todos os membros da sociedade”, ou seja,são regras que regulam a conduta do homem na sociedade, e essas regras são adquiridas pela educação, tradição e cotidiano.

De acordo com o pensamento de Vasquez (1998, p.84), podemos conceituar moral como:

“sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal”.  

Como pode ser observado, ética e moral, são duas coisas totalmente distintas, porém andam juntos, lado a lado. Pelos dois envolverem respeito e são os maiores valores que o ser humana pode ter.

  1. diferenciando ética de moral

Porém, antes de qualquer coisa, é importante diferenciar ética de moral. Embora muitos ainda se confundirem, os estudiosos entraram em um acordo que essas duas palavras tem significados bem distintos. A ética é a ação humana e de suas consequências, enquanto a moral está constituída pelos juízos de valor, costumes e crenças de um povo. Para esclarecer está questão, podemos observar a derivação das palavras ética e moral.

No primeiro, Ética é um conjunto de normas e moral um conjunto de valores. Ética seria a ciência que estuda o comportamento humano e a moral seria a qualidade que está envolvida com este comportamento.

Desde o passado até os tempos atuais, muitas pessoas acabam esquecendo-se da ética e da moral, para ganharem ou terem vantagens em cima das outras pessoas. Só que atualmente, muito tem se falado sobre a questão da moral, uma vez que os problemas morais tem assumido alcances assustadores na sociedade contemporânea. De acordo com Goergen (2007,p. 5)

“Isso não significa que em outros tempos esse tema não tenha sido relevante. Os textos dos mais destacados e influentes pensadores, filósofos, historiadores, políticos e literatos de todas as épocas nos fornecem um vasto material que comprova a constante preocupação com a ética e a moral. Porém, ao contrário do passado, o tempo atual vive grandes e céleres transformações que afetam não só o exterior, mas também os fundamentos do ser e do pensar, as formas de julgar e decidir, as normas e os valores. As referências que permitem distinguir o bem do mal, o justo do injusto assumem ares de volatilidade, de relatividade, de opacidade”.  

Quando pensamos em ética, logo vem à nossa cabeça a ideia de:moral e virtude, pois é neles que a ética mostra a sua verdade. Aristóteles (1987) define a virtude como uma disposição de espírito, que desabrocha pela força do hábito. Remeterse ao hábito requer, contudo, valorizar a formação: daí pode depreender a dimensão pedagógica da ética.

 “Para o autor existem duas espécies de virtude: a intelectual e a moral, sendo que nem uma nem outra estariam dadas à partida: em matéria intelectual, o lugar da formação seria o ensino; em matéria moral, a aptidão para a virtude decorreria da força do hábito, da prática, e, portanto, da ação social. Aristóteles não descarta, porém, o lugar da natureza na obtenção dos dons humanos. Pelo lugar natural, em tudo o que se revela expressão dos sentidos, o homem adquire a potência, a qual será, há seu tempo, exteriorizada em ato. No tocante à virtude, sucederia outro movimento: é pelo exercício que se adquire a prática do bem ao praticar a justiça, tornamonos justos (ARISTÓTELES, 1987, p. 27)”.  

A ética é, portanto, a vida boa enquanto vida justa na esfera coletiva. É na ação social e na relação com os outros que se constitui o fato ético como a desenvolução de um exercício.

Segundo Yves de La Taille, a combinação mais escolhida para diferenciar moral e ética é limitar o primeiro para fenômeno social e o segundo para a reflexão filosófica. (2006, p. 26). La Taille diz ainda que o fenômeno à que se reporta é o fato de todas as comunidades humanas de forma geral são regidas por um conjunto de regras de comportamento. Então podemos entender que para julgarmos se um indivíduo teve um comportamento moral ou não, precisamos antes conferir quais são os costumes e hábitos da sociedade em que faz parte.

Para uma pessoa ser realmente justa, ela tem que agir de acordo com a excelência moral e ter, na mente e no coração, a disposição de agir segundo a justiça (CHALITA, 2003, p.124).


  1. a importancia da ética e moral na educação

A atenção dispensada à ética ocorre com a forte preocupação dos problemas sociais e comportamentais, que estão cada vez mais evidentes. Também há o poder de intervenção científico-tecnológico e do outro lado a desestabilização dos valores tradicionais.

Atualmente essa preocupação, está nas mais diferentes competências da nossa vida, principalmente na rotina escolar, relacionado à formação da moral de seus alunos.Naturalmente admitia-se que a escola juntamente com os professores passasse a transmissão desses valores às novas gerações. Só que com uma crise de valores tradicionais que se instalou no ambiente de uma sociedade secularizada, então essa tradicional formação de moral instrumental, foi colocada sobre uma grave suspeita. No dizer de Beutler (1996), que foi citado por Goergen (2001),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com