TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e a Profissão Forense

Por:   •  11/5/2015  •  Ensaio  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

A Ética e a profissão forense

     Depois de escolhida a atividade na qual o profissional se consagrará, a ação optante lhe irá impor limites. O  profissional deve avaliar se a área escolhida, será realmente a qual ele ira se dedicar e dar o melhor de si, pois a má escolha da profissão poderá acarretar danos futuros.

        Pois se verdadeiramente não estiver vocacionado, o profissional se sentirá   massacrado pelo fardo  que podem representar, seja a rotina do trabalho, o desanimo do dia a dia, por isso, a vocação  deve fluir livre e bem consciente pelo profissional, para o seu projeto de vida.

        A escolha da profissão tem que ser bem pensado e  bem examinado em nossa consciência, porque ao adentrar na área escolhida, o profissional estará assumindo um compromisso com ele e  com o projeto a ser realizado.

        A profissão a ser exercida, tem que ser de modo honroso e estável. Pois esperamos de um medico que ele lute pela  a  vida e a saúde do paciente, do professor que ele se dedique a passar seu conhecimento adiante para  os alunos, do farmacêutico que atenda bem as duvidas sobre algum respectivo  tipo de doença.

        Já o exercício profissional  tem que ter o conceito da dignidade humana, por que a natureza do homem é de cooperar com seus semelhantes , na espera de ter  também a cooperação de ambos.

     O  ser  humano eticamente terá o conhecimento de evitar   certos tipos de cooperação moralmente  reprovável.

O princípio fundamental da Deontologia Forense

À deontologia profissional e, particularmente, à deontologia forense é aplicada à um seguinte principio fundamental que é agir segundo ciência e consciência. Essa ideia força todo um comportamento profissional.

Além de sua profissão, o profissional também deverá manter um processo próprio de educação continuada. Certos avanços e novas descobertas influem em seu trabalho. Certas  profissões deixam de existir para que outras possam surgir . O ser humano precisa estar preparado para novas experiências no mercado de trabalho. Estar intelectualmente inativo não representa apenas paralisação. É retrocesso que distancia o profissional das conquistas em seu ramo de atuação.

À consciência se reconhece um primado na vida humana. Afirma Paulo VI: "Ouve-se frequentemente repetir, como aforismo indiscutível, que toda a moralidade do homem deve consistir no seguir a própria consciência. Pois bem, ter por guia a própria consciência não só é coisa boa, mas coisa obrigatória. Quem age contra a consciência está fora da reta via"

Ninguém poderá se substituir em  missão de construir sua consciência.

A Ética profissional

       É impossível evitar que outros estudos sobre a ética se formem nos ramos trabalhistas, pois o bom profissional age de acordo com a sua profissão, e não se depara com a profissão dos outros, comparando a maneira em que a ética age perante eles.

        Então cada profissão terá como base a ética geral, que assim conterá os seus próprios estudos, envolta de suas condutas profissionais.

      Se muitos praticam algo, como é visto na atividade profissional, então a ocorrência seria preciso à de uma disciplina de conduta para todos, de modo com que seja padronizado as suas condutas de acordo com o que é eticamente correto para a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com