TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALIENAÇÃO PARENTAL: COMO COMBATER E QUAIS OS EFEITOS?

Por:   •  26/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.786 Palavras (28 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 28

FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS

Curso de Direito

ALIENAÇÃO PARENTAL: COMO COMBATER E QUAIS OS EFEITOS?

REBECA SHALON DE CARVALHO MARTINS LOPES

Maceió

2021

REBECA SHALON DE CARVALHO MARTINS LOPES

ALIENAÇÃO PARENTAL: COMO COMBATER E QUAIS OS EFEITOS?

 

Artigo Científico Jurídico apresentado à Universidade Estácio de Sá, Curso de Direito, como requisito parcial para conclusão da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso.

Orientador: Monica Cavalieri Fetzner Areal

Maceió

2021

RESUMO

O presente artigo traz como escopo a alienação parental como um dos atos praticado mais severos contra a criança e o adolescente. Com a criação lei nº 12.318/2010, versa a melhoria da relação dos genitores com o infante, por trazer em seus artigos, os principais contextos que adverte e puni, combatendo este ato de abuso moral contra o pupilo. O objetivo geral é analisar como combater e quais os efeitos da alienação parental. Já a metodologia consiste em métodos aplicados com abordagem qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental, por estabelecer em suas pesquisas, livros, artigos, revistas, jurisprudências coerentes para este assunto. Portanto, conclui-se que, talvez a criança e o adolescente não sinta tão forte com o divórcio, mas a partir do momento em que são manipulados, os mesmos passam a sentir culpa daquela situação, devendo estes serem protegidos e amados, a fim de preservar sua integridade física, moral e emocional contra os alienadores.

Palavra-chave: Alienação parental. Lei nº 12.318/10. Combate e efeitos.

SUMÁRIO

1 Introdução. 2 Desenvolvimento: 2.1 Alienação parental; 2.1.1 Considerações conceituais; 2.1.2 Dos agentes causadores da alienação; 2.2 Os efeitos e combate da alienação parental como causa de responsabilidade civil; 2.2.1 As análises da lei nº 12.318/10; 2.2.2 As consequências negativas da titularidade; 2.3 Quais os efeitos familiares diante da recusa dos infantes ao convívio com o alienador? 2.3.1 A solução para os conflitos da alienação; 2.3.2 As análises discursivas dos resultados no combate a alienação. 3 Conclusão. 4 Referências.

1 INTRODUÇÃO

Alienação Parental, como combater e quais os efeitos. Normalmente, esses casos são consequências de um divórcio conturbado, quando os pais têm dificuldade de separar a conjugalidade da parentalidade. A separação em si já é um processo que gera sofrimento em todos os membros da família. Com isso o vínculo entre pai/mãe e filhos fica abalado, resultando em uma série de conflitos, manipulações, desordem e até mesmo o afastamento de um dos genitores. A Lei 12.318/2010 é uma conquista legislativa que obtivemos no Brasil em 2010. Desde então, juízes de advogados passaram a ter instrumentos de combate a esse fenômeno tão nocivo e ruinoso.

A escolha do tema está relacionada às garantias e direitos das crianças e adolescentes que vivem com os pais em ‘pé de guerra’ por conta de um divórcio mal entendido, na tentativa de restabelecer os vínculos decorrentes de um rompimento familiar. A fim de gerar uma proteção ao direito do menor, já que é dever da família, da sociedade e do estado assegurar a criança e o adolescente o direito à vida, à saúde, alimentação, moradia, dignidade, respeito, convivência familiar, além de colocá-lo a salvo de toda forma de negligência. E mesmo com a separação, ambos os pais têm o direito de assistir à criança, criar e educar, sem que sejam prejudicados ou desqualificados por não estar com a guarda do menor.

Quanto à problemática da pesquisa, indaga-se a seguinte questão principal: Como combater e quais os efeitos da alienação parental? Em resposta, essas complexidades que, diante do término de um casamento, a criança ou o adolescente vira um instrumento para os genitores, trazendo como resultado a alienação parental e alguns distúrbios psicológicos e morais. Por isso, esta pesquisa se delineará respondendo esse questionamento no decorrer deste artigo.

No que concerne ao objetivo geral é analisar como combater e quais os efeitos da alienação parental. Com relação aos objetivos específicos, tem-se: abordar sobre a alienação parental; analisar os efeitos e combate da alienação parental como causa de responsabilidade civil; e apresentar quais os efeitos familiares diante da recusa dos infantes ao convívio com o alienador?

Metodologicamente, os métodos aplicados neste artigo são de abordagem qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental, por estabelecer em suas pesquisas, livros, artigos, revistas, jurisprudências coerentes para este assunto.

Cumpre ressaltar que, este artigo está sistematizado em três seções, a introdução e conclusão. Na primeira seção, foi elaborada uma abordagem acerca da alienação parental, levando em consideração os conceitos e os agentes causadores dessa complexidade. Na segunda seção, destacou-se acerca dos efeitos e combate da alienação parental como causa de responsabilidade civil, trazendo as análises da lei nº 12.318/10 e as consequências negativas da titularidade quando obtém a guarda. Por fim, adentra as questões dos efeitos familiares diante da recusa dos infantes ao convívio com o alienador, problematizando a solução para os conflitos da alienação e a análises discursivas dos resultados no combate.

No que se refere à relevância, se caracteriza pelos fatos da responsabilidade dos atos praticados pelo alienador que decorre por obrigação ter um convívio sadio e, ainda resguardar os direitos da criança e do adolescente como prioridade absoluta. No entanto, infelizmente, o que era para ser uma convivência familiar, se transforma num conflito que se resulta numa alienação parental, violando as tutelas do infante, o qual necessita de uma atenção especial como um ser humano prioritário por estar em desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.3 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com