TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS DESISTENCIA PARTIDÁRIA

Por:   •  2/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

APS – Ciência Política e Fundamentos do Direito Eleitoral

Maria Clara Simão de Melo

RA: 7412646

TURMA: 3101D02[pic 1]

TEMA: Filiação Partidária – Desistência  ACÓRDÃO N° 16.409/2000

          No Recurso Especial N° 16.409, é apresentado a questão de Desistência à Filiação Partidária, relatado pelo Ministro Fernando Neves, e presidente o Ministro Néri da Silva.

          Inicia-se com o recurso contra a sentença que indeferiu o registro da candidatura de José de Lara Sabadim para o cargo de Vereador, pois estava constando que havia uma duplicidade de filiações, pois estava filiado ao PSC e ao PSDC, o que não é permitido de acordo com o parágrafo único do art. 22 Lei 9.096/95, atualmente sendo a Lei n°. 12.891/2013. Porém após a decisão anterior do juiz, houve a Coligação, que alegou que houve uma comunicação ao antigo partido desistindo de sua filiação.

          Dado o relatório, inicia-se a pauta de voto, anexando que foi comunicado anteriormente, dia 29.09.99. que sr. José expressou formalmente o seu desinteresse na filiação, e houve uma nova filiação em outro partido no dia 30.09.99, e juntamente há a decisão anterior do juiz que indeferiu sua candidatura pois afirmou que realmente ocorreu uma duplicidade. O art. 21 da Lei n° 9096/95 admite em seu conteúdo que o filiado deve fazer uma comunicação escrita para desligar-se do partido, o que realmente foi feita, porém no Parágrafo único, está expresso o mínimo de dois dias para a extinção do vínculo. E de acordo como o relatório, o artigo citado foi tido como violado, e não houve o conhecimento do apelo.

          Enceta-se mais uma pauta de voto, relatada pelo Ministro Fernando Neves, anteriormente havia sido relatado desconsiderando a comunicação ao PSDC, logo após apresentou o pedido de prosseguir o julgamento, alegando que não houve uma duplicidade de filiações.

          Por fim, o Tribunal, por unanimidade, conheceu o recurso, dando parcial provimento para afastar o fundamento de dupla filiação do recorrente, determinando que o Tribunal Regional Eleitoral, prossiga no exame dos demais requisitos para registro da candidatura de José Lara de Sabadim ao cargo de Vereador.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com