TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS PROCESSO CIVIL - COMPETÊNCIA

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE NOSSA CIDADE/FNC

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

CARAPICUÍBA

2017

Competência

Sumário: 1. Introdução; 2. Conceito; 3. Distribuição de Competência; 4. Atribuições de Competência; 5. Competência Interna; 6. Competência Internacional; 7. Classificação de Competência, 7.1. Competência do Foro (territorial) e Competência do Juízo, 7.2. Competência de Jurisdição, 7.3. Competência Originaria e Derivada; 7.4. Competência Absoluta e Relativa; 8. Princípios da Tipicidade e da Indisponibilidade da Competência; 9. Conflito de Competência; Conclusão; Bibliografia.

  1. Introdução

Ao abrir o Código de Processo Civil em seu artigo 42, logo temos uma pequena definição do que o termo competência trás em seu bojo, sendo; “as causas cíveis serão processadas e decididas pelos juízes nos limites de sua competência...”. Com isto, logo se entende que Competência é justamente em suma a limitação do exercício legitimo da jurisdição, definido no exato momento da distribuição da demanda, determinadas pelas normas previstas no Código de Processo Civil ou em legislação especial, como esclarece o artigo 44 do mesmo Código.

Distribuem as causas pelos órgãos jurisdicionais competentes, conforme as suas atribuições da qual tem seus limites definidos por lei.

A competência é exatamente o resultado de critérios pré estabelecidos pelos órgãos para o desempenho de suas atribuições relativas ao desempenho exato da jurisdição. Pois, as regras de competência têm em seu bojo a finalidade de atingir objetivos principais, da qual se destacam a organização de tarefas e a racionalização do trabalho efetuado para atingir a efetividade de todas as etapas, para que todos os procedimentos sejam efetivamente produtivos, levando em conta que não haveria efetividade alguma se todos os juízes e todos os foros exercessem com legitima competência sobre todas as demandas do judiciário, caindo em decadência a celeridade processual para a entrega de todas as demandas que recaem sobre eles.

Estabelecendo também pontos de fixação de competência em muitas outras esferas, classificando para ato para o seu devido processo legal.

  1. Conceito

O conceito de Competência esta ligado ao conjunto de limites dentro dos quais cada órgão do judiciário pode exercer legitimamente a sua função jurisdicional, estabelecendo um critério entre os vários órgãos do judiciário para as atribuições relativas ao desempenho adequando da sua jurisdição.

Por muito tempo confundia-se os conceitos de jurisdição e competência, mas hoje isto não ocorre mais, graças a explicações claras de grandes processualistas, da qual ensina de maneira concisa que competência é apenas uma medida de jurisdição, sendo a determinação da esfera de atribuições dos órgãos encarregados da função jurisdicional. Assim como ensina Humberto Theodoro Júnior, “todos os juízes têm jurisdição, mas nem todos têm competência para conhecer e julgar uma determinada demanda”, sendo claro que só o juiz competente tem a legitimidade de fazê-lo, pois se não houver tal competência todos os atos por ele praticados será nulo.

  1. Distribuição de Competência

A distribuição de todas as atividades jurisdicionais entre os órgãos do Poder Judiciário é realizada por meio de normas constitucionais, legais, regimentais e até mesmo negociais. O artigo 44 do Código de Processo Civil discorre sobre o assunto, mas sem mencionar os acordos de competência, tampouco as normas regimentais, sendo, “Obedecidos os limites estabelecidos pela Constituição Federal, a competência é determinada pelas normas previstas neste Código ou em legislação especial, pelas normas de organização judiciária e, ainda, no que couber, pelas constituições dos Estados”.

  1. Atribuições de Competência

O Código brasileiro cuida dos limites atribuídos a jurisdição nacional para a classificação de espécies de lides, dentro da sua competência, ele as define como “competência intera” e “competência internacional”, da qual não esta somente tratando da jurisdição, mas em igualmente da competência, esta assim determinando quando se pode ou não o próprio poder judiciário do Estado atuar. Dessa forma, existem situações em que se admite a atividade jurisdicional estrangeira, e outras que apenas podem ser conhecidas e julgadas pela jurisdição interna da qual os órgãos locais que se incumbirão especificamente da tarefa.

  1. Competência Interna

Esta é a função jurisdicional que divide vários órgãos da Justiça, que são partes importantes para a estrutura dos órgãos judiciários, levando em conta a conveniência e a atual conjuntura social e política.

Com observação destes dados característicos é possível distinguir qual o caminho da jurisdição podemos adentrar para sair do plano abstrato de atribuições dos juízes e chegar a realidade concreta para a atribuição correta para o exercício regular de um determinado juiz para a demanda.

  1. Competência Internacional

As normas de Competência Internacional são baseada nos dispositivos da lei, a competência internacional de um juiz é um dos pressupostos básicos que possibilita, no processo, a aplicação das normas de direito internacional privado. No entanto, a doutrina não é pacífica quanto à conceituação e classificação da competência dos órgãos jurisdicionais na matéria cível. As noções da jurisdição e de competência no contexto internacional também são controvertidas. As normas sobre competência internacional determinam a extensão da jurisdição nacional, em face daquela dos outros Estados, conforme o ordenamento interno. Estabelecem sob quais pressupostos um juiz está autorizado a conhecer e decidir uma causa com conexão internacional. Na aplicação destas normas, o juiz deve examinar, em primeiro lugar, se a causa com conexão internacional enquadra-se nos limites que determinam à extensão da jurisdição nacional, para depois verificar se, tendo competência internacional, a causa incluir-se-á entre as que lhe tocam em virtude das regras da competência interna. Lembrando que as nossas normas de competência internacional não exercem influencia sobre a jurisdição dos demais Estados, assim como normas de Estados estrangeiros não influenciarão nosso ordenamento jurídico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (277.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com