TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS AGUAS DE LINDOIA

Por:   •  28/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 4

O Programa Interinstitucional de Interação Ensino-Serviço-Comunidade (PINESC) é um módulo prático-teórico e tem como propósito a formação de médicos que estejam aptos a conhecer e compreender os contextos social, econômico e cultural da população e da comunidade e sua interação com os aspectos biológicos envolvidos na saúde e no processo de adoecimento (LIMA, 2018).

No primeiro período do curso de medicina o PINESC tem como objetivo proporcionar o primeiro contato com os usuários do serviço único de saúde (SUS), em especial na ESF, correlacionado a teoria com a prática, trazendo entendimento acerca de ação e serviço dos membros das equipes de saúde da família além de identificar os desafios na rotina desse serviço e como atuar da melhor forma promovendo melhoria na qualidade da assistência prestada (UNIME, 2022).

As atividades de campo apresentaram-se na Unidade de Saúde da Família Manoel José Pereira, também conhecida como Unidade de Capelão, estabelecida no bairro Capelão da cidade de Lauro de Freitas na Bahia, região metropolitana de Salvador. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município exibe uma população estimada de 204.669 mil habitantes, com Índice de desenvolvimento humano de 0,754 , taxa de mortalidade infantil de 11,62 óbitos por mil nascidos vivos e taxa de escolarização de 6 a 14 anos alta com um percentual de 97,2%.

O território de Lauro de Freitas contém 17 unidades de atendimento gratuito para a população, sendo todas as suas unidades urbanas, com o código do município: 2919207. Ademais, a Secretaria de Saúde do município está instalada na União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME, na bairro Pitangueiras. (ESTADOS E CIDADES, 2021).

Para que haja uma prestação de serviço segura e de qualidade à população, os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) passam por uma avaliação rigorosa de diversos quesitos antes da sua construção e funcionamento, dentre eles a estrutura física. Para garantir que os EAS tenham um bom funcionamento, surge a Resolução – RDC no 50, de 21 de fevereiro de 2002, proposta pela Agência Nacional de Vigilância (ANVISA), que dispõe sobre o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde (BRASIL, 2008).

O bairro Capelão está situado 12,1 km do Centro de Lauro de Freitas. Outrossim, a Unidade dispõe de apenas uma equipe de saúde para a população adscrita, a qual desempenha suas funções em período integral, com perfil epidemiológico diverso, o qual apresenta patologias referente às doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Além disso, denota uma alta demanda para consulta de pré-natal e aplicação de vacinas.

A Unidade de Saúde Manoel José Pereira conta com dois consultórios clínicos e um odontológico. Equipe de completa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF),

composta por médicos, técnicos de enfermagem e farmácia, agentes de saúde e assistente bucal. ( PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS, 2019)

No decorrer das práticas houve o incidente da transferência da médica da unidade de Capelão que acabou impactando negativamente nas nossas atividades em relação ao aprendizado em consulta médica. Todavia, apesar desse obstáculo, o restante da equipe conseguiu prover uma base sólida de conhecimento para todos os acadêmicos.

Em síntese, o Programa Interinstitucional de Integração Ensino-Serviço- Comunidade, que expõe a possibilidade de colocar em prática o que foi estudado em teoria,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com