TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FESTAS DA ORDEM

Por:   •  29/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  2.384 Visualizações

Página 1 de 3

6 – AS FESTAS DA ORDEM

As festas permitem descobrir oscilações entre a visão alegre e soturna da vida, todas as festas e ocasiões extraordinárias recriam e resgatam o tempo, o espaço e as relações sociais. Nelas, aquilo que passa despercebido no cotidiano é visto como reflexão. Os  resultados são realçados e alcançam um plano distinto. Festas, cerimonias e rituais desepenham um presumido papel, pois despertam a conciencia de coisas que sao gratificante e outras, dolorosas. Especialmente quando nao se faz parte de um grupo especifico. A festa promove a descoberta do talento, da beleza, da classe social do preconceito e da alegria. É necessario distinguir as festas da ordem daquelas que promovem a ''desordem'' ou a orgia, que fica no limite do crime e da revolta, nas festas da ordem, ou seja, das formalidades sociais em que se celebram as relaçoes sociais tal como elas operam no mundo diario, as diferenças sao mantidas. As festas da ordem tem o objetivo de reforçar as diferenças de forma gloriosa, O carnaval tem o efeito oposto, procura promover a igualdade e quebra barreiras, despertanto uma inversao.

-O CORPO NOS RITUAIS:

Rituais religiosos partem de locais sagrados, pretendendo ordernar o mundo de acordo com os valores que são ali articulados como os mais básicos. Nos ritos de ordem em geral, e nos tiruais religiosos em particular, o comportamento é marcado pela contradição e pela solenidade que se concretizam nas contenções corporais e verbais. A rigidez dos gestos, conteçao e uniformidade e a tranquila obediência, conduz a uma visão ordenada de ocasião formal, entretanto, o corpo e o espirito nem sempre estão no msm lugar.

Já nos ritos da ordem a leitura da sociedade é que o corpo deve ser contido. A continência militar é excelente exemplo disso, pois os ritos da ordem incluem também as grandes comemorações militares, como as paradas militares.

Ritual Orgástico, o corpo e o espirito saõ implicados. Há vontade e energia, os valores salientados são o prazer do corpo e a natural desordem obtida através dele.

Cerimonial está associado ao poder, dando a ele uma forma legitima e solene, Deste modo, todos os rituais assumem a forma básica de um desfile, procissão ou parada militar. Temos o desfile militar para as autoridades, as procissões que focalizam as relações dos homens com Deus. Mas os rituais não se esgotam nessas festas grandiosas em que o mundo social é reafirmado pelo Estado e pela igreja, os rituais também estão presentes em situações muito mais familiares a todos nós, através dos nossos nascimentos, batizados, casamentos, crismas, formaturas, aniversários e funerais. Tudo isso, permite notar que os ritos da ordem tem um centro. Seja um evento, um personagem, seja um objeto, neles existe, como centro, uma cena básica e cenários periféricos.

“Um movimento indica algo como um oscilar entre forma e conteúdo, centro e periferia, continência física e excesso. Como o tique-taque de um relógio, ou a batida de um coração, ou o bumbo de carnaval, ou as mascaras que são postas e tiradas na revelação de que os homens vivem entre as  coisas. Eternos ritualizados, sempre passageiros.” (ROBERTO DAMATTA)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com