TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSOCIAÇÃO DE SUPERMERCADO BRASILEIRO

Tese: ASSOCIAÇÃO DE SUPERMERCADO BRASILEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Tese  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

- Referências (Biblioteca Digital)

AGUIAR, D.R.D & CONCHA-AMIM, M.. Concentração Industrial, Fusões e Turnover no Setor Supermercadista Brasileiro. Revista Gestão & Produção. V.13, N.1, p.45-56, jan-abr 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOS (ABRAS) – Revista Mensal Superhiper – maio de 1998 a maio de 2006.

Tito Livio, Historia de Roma, Vii-18

O globo, 03.08.2006, Caderno “Economia” Pag-27,(Ref. Inflação no período 1998-2006)

Finanças Internacionais para Bancos e Industrias, Instavan Karoly Kasznar 1ºEd., 1990-IB MEC Rio de Janeiro pags. 35-51

E outras informações na Biblioteca da cidade, e biblioteca digital da Unopar .Revistas veja do ano de 2006 - Considerações Finais

No período estudado constatam-se transformações na estrutura e na forma como opera o setor, em face do processo de globalização mundial de mercados, evidenciando-se uma tendência à concentração neste segmento da economia gaúcha, que acompanha tendências nacionais e mundiais.

O trabalho através dos cálculos de índices de concentração de mercado forneceu indicações que o nível de concentração no setor de supermercados do Rio Grande do Sul está aumentando. Esta mesma tendência foi verificada no trabalho de Aguiar& Concha-Amin (2005) no cenário nacional deste setor, no qual os autores identificaram que estrutura do segmento supermercadista passou de um grau de concentração moderadamente baixo, em 1992, para moderadamente alto em 2001. Os autores julgaram ainda, que esta tendência foi impulsionada pela entrada de redes estrangeiras e por expressivo processo de fusões e aquisições, nos últimos anos da década de 1990.

A tese dos autores reforça o comportamento das mudanças estruturais ocorridas no segmento varejista no Rio Grande do Sul, principalmente pela entrada de redes estrangeiras no mercado gaúcho, primeiramente, com o Carrefour, depois com o grupo Sonae, que investiu pesado no setor tanto pela abertura de novas lojas como pelas fusões e aquisições de concorrentes.

Num momento em que a liderança deste grupo parecia solidificada e absoluta no Estado do Rio Grande e região sul do País, o setor foi surpreendido com a venda da rede Sonae para o grupo norte-americano Wal-Mart, em 2006.

Para o ano de 2005 no setor de supermercados, constata-se uma participação elevada de quatro redes varejistas, que respondem por 47,25% do faturamento do setor no Estado, situação que é acentuada em Porto Alegre e Região Metropolitana de Porto Alegre, nas quais o foco de atuação redes Sonae, Zaffari e Carrefour é mais direcionado e intenso.

a concorrência imperfeita e oligopólio diferenciado dentro da atividade varejista é bastante antiga, mas o oligopólio concentrado é a novidade, e é forma de mercado comum nas indústrias de países desenvolvidos, que passou a ser identificada também no comércio de produtos de consumo de massa, devido ao desenvolvimento das grandes redes de supermercados. Ainda, segundo Labini (1980) o crescimento elevado concentração das empresas (econômica) e da concentração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com