TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DIREITO CIVIL VIII

Por:   •  9/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.315 Palavras (10 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DIREITO CIVIL VIII

Rio Grande, 04 de Abril de 2016.

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DIREITO CIVIL VIII

Trabalho apresentado à disciplina de Direito Civil VIII da Anhanguera Educacional Rio Grande - RS sob orientação da professora Rachel Cardone.

Rio Grande

2016

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

Aula-tema: Disposições gerais sobre a sucessão. Abertura e transmissão da herança. Espécies de sucessão.

Passo 2 (Equipe)

  1.  Como o Código Civil disciplina a sucessão legítima?

                Ocorre a Sucessão legítima quando na falta de testamento, o patrimônio do morto é transferido aos seus herdeiros necessários e facultativos, convocados conforme relação preferencial da lei. Na existência de um testamento, que não abranja todos os bens, a sucessão legítima também será aplicada.

                São hipóteses de sucessão legítima: Direito próprio, de representação; e de transmissão.

        

  1. O que se pode entender por herança?

É a universalidade das relações jurídicas deixadas pelo falecido, o monte-mor, monte partível, patrimônio inventariado, ou sob visão processual, espólio. A parte da herança destinada ao sucessor designa-se quinhão hereditário ao quota hereditária.

  1. Qual é o momento de transmissão da herança?

A Sucessão causa mortis é à transferência (herança), sob a luz do artigo 1.784 do Código Civil fica claro que: É no momento da morte do de cujus. A abertura da sucessão ocorre no momento do falecimento, nesse momento a herança é transmitida aos sucessores.

  1. O que se pode entender por comoriência?

De acordo com o Art. 8° do Código Civil de 2002, a Comoriência ocorre quando várias pessoas falecem em consequência de um mesmo acontecimento.

Para o Direito importa qual faleceu primeiro, para fins de transmissão de direito, não sendo possível apurar o momento da morte, considera-se que a morte simultânea. Deste modo, entende-se por comoriência a simultaneidade na morte dos indivíduos envolvidos, não havendo transmissão de direitos, ou seja, não havendo sucessão.

Passo 3 (Equipe)

Pesquisar no PLT da disciplina e no Código Civil acerca do princípio da “saisine”, e elaborar um resumo, com no mínimo 20 e no máximo 40 linhas, conceituando e explicando no que consiste tal princípio, com apoio na doutrina e jurisprudência.

A expressão saisine deriva latin sacire, que significa “apropriar – se”, “se imitir na posse”, “por para dentro”. (VENOSA, 2003, p.29).

Sílvio de Salvo Venosa define a saisine como: “o direito que têm os herdeiros de entrar na posse dos bens que constituem a herança”. O autor explica que o princípio saisine possibilita que todos os bens da pessoa morta sejam transferidos de imediato, aos seus herdeiros, legítimos ou testamentários conforme prevê o art. artigo 1.784, do Código Civil.

Tal princípio na verdade é uma ficção jurídica, a qual autoriza uma apreensão possessória de bens do de cujus pelo herdeiro vocacionado, legítimo ou testamentário. O herdeiro independente de qualquer ato ingressará na posse dos bens que constituem a herança do antecessor que faleceu, o ingresso se da de forma imediata e direta, ainda que se desconheça a morte do antigo titular. No momento da transmissão da posse e da propriedade, o herdeiro recebe o patrimônio do modo que este se encontrava quando na posse do de cujus.

Importante dizer que além do ativo transfere-se também as dívidas em sua totalidade, assim como qualquer pretensão contra o de cujus.

A jurisprudência define muito bem este princípio, observa-se o Recurso Especial nº 537.363 - RS (2003/0051147-7).

DIREITO CIVIL. POSSE. MORTE DO AUTOR DA HERANÇA. SAISINE. AQUISIÇÃO EX LEGE. PROTEÇÃO POSSESSÓRIA INDEPENDENTE DO EXERCÍCIO FÁTICO. RECURSO ESPECIAL PROVIDO.

1. Modos de aquisição da posse. Forma ex lege: Morte do autor da herança. Não obstante a caracterização da posse como poder fático sobre a coisa, o ordenamento jurídico reconhece, também, a obtenção deste direito na forma do art. 1.572 do Código Civil de 1916, em virtude do princípio da saisine, que confere a transmissão da posse, ainda que indireta, aos herdeiros, independentemente de qualquer outra circunstância.

2. A proteção possessória não reclama qualificação especial para o seu exercício, uma vez que a posse civil - decorrente da sucessão -, tem as mesma garantias que a posse oriunda do art. 485 do Código Civil de 1916, pois, embora, desprovida de elementos marcantes do conceito tradicional, é tida como posse, e a sua proteção é, indubitavelmente, reclamada.

3. A transmissão da posse ao herdeiro se dá ex lege. O exercício fático da posse não é requisito essencial, para que este tenha direito à proteção possessória contra eventuais atos de turbação ou esbulho, tendo em vista que a transmissão da posse (seja ela direta ou indireta) dos bens da herança se dá ope legis, independentemente da prática de qualquer outro ato.

4. Recurso especial a que se dá provimento.

Passo 4 (Equipe)

Reunir todo o material produzido nos passos anteriores desta etapa que deverá constituir um relatório de pesquisa a ser utilizado pelos integrantes do escritório como apoio na elaboração de pareceres às consultas formuladas pelos clientes.

PARECER:

De acordo com a Constituição Federal em seu art. 227 § 6º, bem como nos arts. 1.829, I e 1.835 do Código Civil, os descendentes são os primeiros a serem chamados assim que abre a sucessão, visto que possuem direito próprio e são herdeiros necessários, observando sempre a disposição de última vontade (testamento), sendo que o de cujus não poderá ter disposto em testamento mais da metade de seus bens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (198.8 Kb)   docx (59.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com