TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATRASAR O PAGAMENTO DA TAXA CONDOMINIAL

Por:   •  17/6/2019  •  Tese  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

ATRASAR O PAGAMENTO DA TAXA CONDOMINIAL PODERÁ LEVAR A INSCRIÇÃO DE SEU NOME NO CADASTRO DE INADIMPLENTES E ATÉ A PERDADO IMÓVEL.

A partir do dia 18 de Março de 2016, quem deve taxa condominialnecessita ficar atento. O novo Código de Processo Civil (NCPC), Lei de nº 13.105/2015, vai permitir que as cobranças das contribuições condominiais na Justiça sejam feitas de forma mais rápida do que já eram realizadas.

Como advento do novo Código de Processo Civil, o condomínio não passará pela demora da tramitação do processo para receber seu crédito. Antes, era proposto contra o condômino inadimplente uma ação judicial de cobrança que se discutia primeiramente se a dívida existia. Só depois que iriamos para a fase de execução, que nesse caso podia haver o bloqueio do patrimônio para fins de pagamento.

Atualmente o Novo Código de Processo Civil estabelece que os créditos referentes àscontribuições condominiaissão agora títulos executivos extrajudiciais, o que significa dizer que a referida contribuição é certa, líquida e exigível, o qual permite que o credor (condomínio) ajuize diretamente uma ação de execução pleiteando o recebimento das despesas condominias em atrasoo que tornará o processo contra o inadimplente mais célere.

O Novo Código de Processo Civil, que entrou em vigor no dia 18 de Março de 2016 determina, que os devedores das taxas condominiais poderão ser cobrados a partir do primeiro dia de atraso da mensalidade do condomínio.

A partir de agora, se houver condôminos inadimplentes o condomínio poderá propor ação de execução contra o mesmo, requerendo sua citação para, diretamente quitar a dívida em 03 (três) dias, sob pena de perder seu imóvel.

O Novo Código de Processo Civil também dará mais agilidade para as citações dos inadimplentes. Quando suspeitarem que o devedor está se esquivando, após duas diligências o oficial de Justiça poderá intimar qualquer pessoa da família e na falta deste, qualquer vizinho ou funcionário de portaria.

Caso o inadimplente não pague a dívida no prazo determinado, ou seja, em 03 (três dias), a Justiça terá de correr atrás de seus bens. O Oficial de Justiça pode penhorar os bens do devedor. O dinheiro é a prioridade na penhora. Primeiramente, a Justiça vai verificar as contas do devedor no banco, para bloqueá-las. Também pode ser feita uma pesquisa no Detran, para ver se o devedor tem algum veículo para ser penhorado.

Destaca-se, que o próprio imóvel poderá servir para pagar o débito.

A garantia neste caso é o próprio imóvel inadimplente, que a legislação não concede os benefícios de impenhorabilidade se este for o único imóvel da família, ou seja, a partir do momento que o bem é penhorado consequentemnte ele vai para leilão.

Vale mencionar, que se o devedor da taxa condominial no processo de execução quiser se defender terá que pagar as custas dos autos e pode ser punido se tentar atrasar o processo.

Há inovação significativa no novo Código de Processo Civil, que vem implementar a recuperação de crédito condominial, diz respeito a possibilidade do Juiz em determinar a inclusão do nome do executado (devedor) em cadastros de inadimplentes, desde que requerido pelo Condomínio.

Outro meio de auxílio no recebimento do valor devido, porém pouco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com