TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aborto - Breve análise

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.618 Palavras (19 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

FACULDADE DE ENSINO E CULTURA DO CEARÁ – FAECE

CAMPUS FORTALEZA

CURSO DE DIREITO

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

UMA ANÁLISE HISTÓRICA E CRÍTICA SOBRE O ABORTO PROVOCADO.

FORTALEZA-CE

2015

[pic 2]

COLABORADORES

DANIEL MARQUES FERNANDES

EDUARDO ALVES LIRA

FRANCISCO CLÉBIO DE BRITO SILVA

HERBERT COELHO FERREIRA

PEDRO DO NASCIMENTO LIMA FILHO

SILVANDO ALVES FERREIRA

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

UMA ANÁLISE HISTÓRICA E CRÍTICA SOBRE O ABORTO PROVOCADO.

Atividades Práticas Supervisionadas trabalho apresentado como exigênciapara avaliação de disciplina do 5º semestre, do curso de Direito da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará, Sob orientação da professora Juliana Oliveira. 1º semestre de 2015.

FORTALEZA-CE

RESUMO

O presente estudo busca fazer uma análise reflexiva sobre oAborto sob uma perspectiva histórica e críticaespecificamente no Brasil. Ressaltando principalmente que o aborto seria uma violação relacionada com um direito fundamental, que é o direito a vida citado no Art 5º da Constituição Federal de 1988. Mas ter um filho fruto de estupro não seria também uma violação a um direito fundamental? Não feriria a dignidade da mulher que sofreu o trauma?.O Art 5º juntamente com o Art 6º, basicamente fundamentam toda a constituição brasileira, visto que os direitos citados; vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade são o que há de mais primordial para a plenitude da dignidade da pessoa humana.

Palavras-chave: Direitos Humanos. Direitos Fundamentais. Aborto.. Reflexão crítica.

ABSTRACT

This study aimed to make a reflective analysis of the abortion from a historical and critical perspective specifically in Brazil. Emphasizing mainly that abortion would be a violation related to a fundamental right which is the right to life cited in Article 5 of the Constitution of 1988. But having a child rape fruit would not also a violation of a fundamental right? It would not hurt the dignity of women who suffered the trauma ?. The Article 5 together with Article 6, basically underlie all the Brazilian constitution, since the rights cited; life, liberty, equality, security and property are what is most vital to the fullness of human dignity.

Keywords: Human Rights. Fundamental Rights.Abortion. .

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2. CONCEITO............................................................................................................05

3. ASPECTO HISTÓRICO........................................................................................ 06

4. ASPECTO RELIGIOSO..........................................................................................09

5. ASPECTO LEGAL.................................................................................................10

6. CASO CONCRETO...............................................................................................15

7. A MEDICINA E O ABORTO...................................................................................16

8. CONCLUSÃO........................................................................................................18

   REFERÊNCIAS......................................................................................................19

  1. INTRODUÇÃO

Ao longo da história da humanidade temos percebido o quanto, acima de qualquer outra coisa, é importante a valorização dos direitos fundamentais. Entende-se que por direitos fundamentais, estamos tratando de tudo relacionado à dignidade da pessoa humana. Temos visto a história de muitos povos em defesa de alguns direitos para tornarem a vida mais digna.

O Aborto provocado seria uma violação ao direito a vida. Mas quando começa a vida? A partir de que momento podemos dizer que houve um “assassinato”? Por conta dessas indagações, o tema em questão é muito polêmico, gerando uma discussão sem fim. Porém a medida que a sociedade vai evoluindo e o Direito, em sentido lato sensu,  sendo mais difundido, podemos ver uma progressão em relação a essa discussão. Por um lado há os fundamentalistas, religiosos ou não, que se mostram fortemente contra o aborto, por outro lado há os mais liberais que creem que a interrupção da gravidez é um direito da gestante.

        Na Constituição Federal de 1988 em seu Art5, caput, fala sobre 5 direitos que são considerados fundamentais e têm status de cláusula pétrea. São eles: Vida, Liberdade, Igualdade, Segurança e Propriedade. Todos esses direitos, somados, tornam-se o que mais pode se aproximar com a plenitude de se viver com dignidade, e é a dignidade da pessoa humana, a base para a evolução dos direitos fundamentais. É justamente nesse artigo a previsão legal para a proibição do Aborto provocado e a permissão do mesmo.

2. CONCEITO JURÍDICO.

Sob o ponto de vista médico legal, considera-se aborto a interrupção da gravidez até a 20a ou 22a semana, ou quando o feto pese até 500 gramas ou ainda, alguns consideram quando o feto mede até 16,5 cm. Este conceito foi formulado baseado na viabilidade fetal extra-uterina e é mundialmente aceito pela literatura médica.

Trata-se, pois, da interrupção do processo gestacional antes que a vida fora do útero seja biologicamente viável, antes do desenvolvimento completo ou ao menos viável, do nascituro, resultando, por consequência, na morte deste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (80 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com