TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agência Nacional de Aviação Civil

Tese: Agência Nacional de Aviação Civil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou, em setembro último, alterações no seu regimento interno com o objetivo de fazer frente aos novos desafios do setor de aviação civil, em razão de sua expansão e do considerável aumento do número de usuários do transporte aéreo no país nos últimos anos. Para cuidar do gerenciamento dos novos contratos de concessão de aeroportos (São Gonçalo do Amarante, Guarulhos, Viracopos e Brasília), foram criadas novas estruturas nas Superintendências de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado (SRE) e de Infraestrutura Aeroportuária (SIA).

Com o objetivo de intensificar as ações de fiscalização da agência, será criada também uma nova unidade, a Gerência-Geral de Ação Fiscal (GGAF), que, vinculada à Diretoria Colegiada, atuará com outros órgãos da administração pública, tais como Receita Federal e Polícia Federal, para coibir operações ilícitas relacionadas à aviação civil. A GGAF também será responsável pela fiscalização da prestação de serviços ao passageiro e pela coordenação de operações especiais, como as que ocorrem durante o período de férias.

A nova estrutura, idealizada com base na melhor definição de atribuições dos cargos da agência, não gerará ônus adicional para a União.

O texto, que se caracteriza como argumentativo, é utilizado para a defesa da necessidade de modernização da ANAC.

Resposta:

Verdadeiro Falso

Question 2

Notas: 1

Observe a tirinha:

A expressão “só que” tem função adversativa.

Resposta:

Verdadeiro Falso

Question 3

Notas: 1

No capricho

O Adãozinho, meu cumpade, enquanto esperava pelo delegado, olhava para um quadro, a pintura de uma senhora. Ao entrar a autoridade, e percebendo que o cabôco admirava tal figura, perguntou: "Que tal? Gosta desse quadro?"

E o Adãozinho, com toda a sinceridade que Deus dá a um cabôco da roça: "Mas, pelo amor de Deus, hein, dotô! Que muié feia! Parece fiote de cruis-credo, parente do Deus me livre, mais horríver que briga de cego no escuro."

Ao que o delegado não teve como deixar de confessar, um pouco secamente: "É minha mãe." E o cabôco, em cima da bucha, não perde a linha: "Mais, dotô, inté que é uma feiúra caprichada." (BOLDRIN, 2004 - adaptado).

Por suas características formais, por sua função e uso, o texto pertence ao gênero

Escolher uma resposta.

a. crônica, pela abordagem literária de fatos do cotidiano.

b. anedota, pelo enredo e humor característicos.

c. relato, pela descrição minuciosa de fatos verídicos.

d. reportagem, pelo registro impessoal de situações reais.

e. depoimento, pela apresentação de experiências pessoais.

Question 4

Notas: 1

Considerando as diferenças entre língua oral e língua escrita, assinale a opção que representa uma inadequação da linguagem usada ao contexto:

Escolher uma resposta.

a. “E aí, ô meu! Como vai essa força?” - um jovem que fala para um amigo.

b. “Só um instante, por favor. Eu gostaria de fazer uma observação” - alguém comenta em uma reunião de trabalho.

c. “Venho manifestar meu interesse em candidatar-me ao cargo de Secretária Executiva desta conceituada empresa” - alguém que escreve uma carta candidatando-se a um emprego.

d. “Porque se a gente não resolve as coisas como têm que ser, a gente corre o risco de termos, num futuro próximo, muito pouca comida nos lares brasileiros e nós pode, com isso, passar fome” - um professor universitário em um congresso internacional;

e. “o carro bateu e capotô, mas num deu pra vê direito” - um pedestre que assistiu ao acidente comenta com o outro que vai passando;

Question 5

Notas: 1

Por intermédio da Bolsa de Mercadorias e Futuros, a Prefeitura de São Paulo colocou à venda 808.450 Reduções Certificadas de Emissões (RCEs), que correspondem a 1,6 4 milhão de toneladas de gás metano, produzidas pelo Aterro Sanitário Bandeirantes, em Perus, que deixaram de ser lançadas na atmosfera.

O material orgânico presente no lixo se decompõe lentamente, formando biogás rico em metano, um dos mais nocivos ao meio ambiente por contribuir intensamente para a formação do efeito estufa. No Aterro Bandeirantes, foi instalada, no ano passado, a Usina Termelétrica

Bandeirantes, uma parceria entre a prefeitura e a Biogás Energia Ambiental. Lá, 80% do biogás é usado como combustível para gerar 22 megawatts, energia elétrica suficiente para atender às necessidades de 300 mil famílias.

Trata-se de um texto dissertativo composto a partir de segmentos narrativos e descritivos.

Resposta:

Verdadeiro Falso

Question 6

Notas: 1

Solidão [...] estado de quem se acha ou se sente desacompanhado ou só; isolamento [...]

Vontade [...] faculdade que tem o ser humano de querer, de escolher, de livremente praticar ou deixar de praticar certos atos [...] (Dicionário eletrônico HOUAISS).

Como no trecho acima se trata de definições precisas, extraídas de um dicionário, a ênfase está no código, o que caracteriza a função da linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com