TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Critica - Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Por:   •  15/8/2022  •  Artigo  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 4

O filme Os Delírios de Consumo de Becky Bloom é algo muito fácil de levar para o cotidiano, seja pelos consumistas ou até mesmo pela falta de educação financeira. Segundo a Serasa, mais de 62,5 milhões de brasileiros estão endividados. No começo do filme a Rebecca Bloomwood, ainda pequena, já se encontrava apaixonada por moda, quando ela se depara com uma pessoa pagando sem dinheiro, ela pensa que é algo magico, mas, é apenas um cartão. No entanto, quando ela cresce tenta fazer a mesma coisa e depois de um certo momento fica sofrendo por dividas, isso é a realidade de vários brasileiros, onde eles não sabem administrar o seu dinheiro, e acabam colocando tudo no cartão e depois de um tempo acabam descobrindo dívidas.

Além disso, a questão de ser viciado em comprar sem a necessidade é um problema geral, não somente para quem compra, também para o meio ambiente. A Rebecca adorava comprar coisas sobre moda, no entanto, o consumismo pode ser levado para tudo, seja para aparelhos eletrônicos, veículos e etc. A vontade exagerada de comprar algo sem a necessidade é um grande amigo das dívidas, fazendo com que você tenha que pagar por mais coisas sendo que na maioria das vezes você nem usa mais aquele produto. O consumismo geralmente nem é para você adquirir aquele produto para si e apenas para que os outros olhem que você tem aquilo, como no caso da Rebecca com a sua echarpe verde, ela não tinha a necessidade de adquirir aquele produto, comprou apenas para chamar atenção de outras pessoas, como no cotidiano, que as pessoas compram celulares apenas para chamar atenção de outros.

Prada como foi mencionado no filme, relaciona o indivíduo pelo seus status na sociedade em que vive, onde muitas vezes são julgados pela roupa/acessórios que estão utilizando e, consequentemente, ocasionando diversas dificuldades na sociedade, em geral, deixando assim várias indiferenças nos indivíduos que não possuem a capacidade de comprar coisas “caras”. Nessa ótica, o filme retrata também a necessidade que as pessoas tem de comprar objetos que não são necessários para o seu cotidiano, vendo que é só para ter o prazer de obter aquele devido objeto. Dessa maneira, se transformando em uma compulsão em comprar coisas desnecessárias, ou também chamada de consumismo exacerbado, que consiste em uma pessoa que passa em frente de uma loja e acaba sendo atraído pela forma que é apresentado aquele objeto, mas sem ter nenhuma necessidade de comprar aquele produto. Como também, comprar uma bolsa nova que não tem nenhuma utilidade para aquele indivíduo, pois é só mais um objeto inutilizado para o seu guarda-roupa. Nesse viés, as pessoas que não tem total equilíbrio de fazer compras bem pensadas/sucedidas, acabam gerando diversas despesas e começando um novo ciclo de pagamentos inacabáveis, de maneira que se transforma em uma bola de neve e não havendo nenhuma possibilidade de concluir todas as dívidas, pelo fato de querer um status que não tem proporção na atual vida daquela pessoa, logo trazendo inúmeros desentendimento para a vida social desse indivíduo que só buscava um meio de ficar “bonito” na sociedade atual. Em vista disso, o indivíduo apenas está tentando se inserir naquela bolha social onde vive.

Em uma de suas várias tentativas de entrar em uma revista de moda, a protagonista do filme consegue um novo emprego em meio a tantas dívidas. Becky Bloom ou “A garota

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com