TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Sobre A flor e a nausea C.D.A

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  2.611 Visualizações

Página 1 de 2

A Flor e a Náusea

Carlos Drummond de Andrade.

Sob o contexto de uma grande Guerra, e a ditadura de Getúlio Vargas no Brasil, período onde tanto o povo brasileiro, quanto a população mundial se via em meio a escuridão, politica e social, por onde se olhava, as sombras do totalitarismo e independente do "ideal" ( socialismo X capitalismo ) ao que ele se impunha, era notória a mesquinhez de um SER, que se dizia "humano". O poeta tenta exprimir uma critica sobre a crise existencial, politica e social em que vive a humanidade.

Em suma, podemos notar que o poema, principalmente trata-se de uma tentativa de mostrar, a "pequenez" da vida a qual nos propusemos a viver, seres racionais, que por diversas e/ou maioria das oportunidades optam pela ignorância do pensamento "individualista". Pensamento esse que nos levou a essa vida apática e sem cor, onde a beleza dos "lírios" se perdem em meio as "mercadorias", a famosa "obsolescência programada" onde até mesmo as nossas vidas se tornaram simples produtos na mão de "loucos" totalitaristas, pensamento que ate os dias de hoje é perceptível. Assim devemos ressaltar que somos ensinados a Ter, e esquecem-se de nos ensinar a Ser.

Em uma tentativa de "respirar" mediante a esse sufoco ao qual recai dia-a-dia sobre nós, o poeta, inaugura um remédio para toda essa "náusea", uma simples Flor, que por mais que não seja tão bela, ainda nos relembra da beleza dos pequenos detalhes. A flor nasce como uma ideia, e como já dizia o pensador, "A mente que se abre para uma nova ideia, jamais retorna ao seu tamanho original", ela nasce como um inicio da mudança e despertar para um "mundo novo", e mostra que mesmo nas cinzas, o solo ainda continua fértil para nos atermos ao existencial, e não apenas ao capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com