TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Investimento no Sector Agronomo

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.894 Palavras (24 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 24

Índice

Conteúdo                                                                                                                                      paginas

1.        Introdução        4

2.        Pertinência Do Tema        5

3.        Delimitação Do Trabalho No Tempo E No Espaço        5

4.        Problematização        5

5.        Hipóteses        6

6.        Objectivos Do Trabalho        7

7.        Metodologia        7

8.        Resultado Esperado        7

9.        Fundamentação Teórica        8

9.1        Análise De Investimento        8

10        Sector De Agricultura Em Moçambique        9

10.1        Projectos Aprovados        12

10.2        Fluxo De Investimento Estrangeiro        13

10.3        Credito Bancário Para Agricultura        14

11        Investimento Privado Nas Contas Nacionais        15

12        Constrangimento Ao Investimento Na Agricultura        16

12.1        Barreiras Ao Investimento Para Agricultura        17

13        Conclusão        19

14        Referencias Bibliográficas        20

  1. Introdução

A Pesquisa Agrária e Desenvolvimento representa um instrumento de desenvolvimento económico que pode ajudar os países a enfrentar a fome e desnutrição crónicas que afligem muitas pessoas no mundo. Na África, o maior desafio dos governos é alocar pelo menos 1% do Produto Interno Bruto (PIB) para Investigação Agrária e Desenvolvimento. O presente artigo de revisão pretende reflectir sobre os actuais desafios da investigação agrária em Moçambique, incluindo analisar os níveis de investimento no sector. Conclui-se que, com a instituição do Programa de Desenvolvimento do Sector Agrário em Moçambique (Proagri), o governo mobilizou uma quantidade significativa de recursos financeiros visando à transformação e melhoria da capacidade de investigação no país. Os actuais níveis de investimento, no entanto, não são adequados para acompanhar o crescimento da agricultura. Outros desafios da investigação agrária incluem: (i) a sustentação dos investimentos iniciados pelo Proagri; (ii) a criação de incentivos para que o sector privado se envolva cada vez mais na investigação agrária; (iii) a mudança do enfoque das abordagens na definição das prioridades de pesquisa e desenvolvimento de competências nas áreas sociais e humanas; bem como (v) a melhoraria das condições de trabalho dos investigadores para que se sintam motivados de levar a cabo suas actividades  

O presente trabalho foi elaborado no âmbito da cadeira de Economia Politica, com finalidade de expor o conhecimento adquirido durante a investigação do tema:”Análise de Investimentos no Sector Agrónomo em Moçambique”. Diante de tanta conjuntura o trabalho singiri-se-á nos aspectos mais relevantes do tema.

  1. Pertinência Do Tema

O desenvolvimento do seguinte trabalho de pesquisa foi realizado no âmbito da actual conjuntura económica que se verifica  no nosso pais (Moçambique), de forma a fazer uma analise em torno do investimentos no sector agrónomo, este que assume um papel preponderante no desenvolvimento económico.

  1. Delimitação Do Trabalho No Tempo E No Espaço

O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido na cidade de Tete no período que corresponde o mes de Maio.

  1. Problematização

Os sistemas de produção “tradicionais ” sofreram, ao longo de décadas, diferentes níveis de transformação em consequência da intensidade de penetração do capital no meio rural, sobretudo o agrário e o comercial e o da extracção de recurso naturais. A urbanização, motivada por diferentes razões, económicas e não-económicas, tem provocado êxodos de diferentes dimensões sem serem acompanhados das transformações estruturais que permitam o aumento da produção e produtividade, para suprir a demanda de alimentos das cidades, o que é agravado por taxas de crescimento populacional, geralmente elevadas . Não só não houve mudanças estruturais na agricultura, como não houve um processo de industrialização que gerasse emprego para absorção do aumento demográfico. Em consequência, desenvolve-se uma economia informal, primeiro nas cidades e depois no campo. Grande parte dos governos africanos não tem optado por políticas que favoreçam a agricultura. Em consequência, os níveis de pobreza permanecem elevados há décadas. A insegurança alimentar e a necessidade de ajuda alimentar são cíclicas devido a vários factores, como por exemplo, políticas adversas ao sector, conflitos e deslocados de guerra, efeitos das mudanças climáticas, sendo África das zonas de maior risco. Os países africanos possuem os piores índices de desenvolvimento humano. Os mecanismos de dependência económica de longa duração e consolidados após as independências, com alianças de interesses diversos, fazem persistir, no essencial, as estruturas económicas e sociais ao longo de décadas. Que benefícios económicos podem motivar o investimento agronomico no pais?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (228.5 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com