TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apelação Novo CPC - OAB danos morais e materiais

Por:   •  27/5/2017  •  Abstract  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  1.559 Visualizações

Página 1 de 6

EXCECENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA (NÚMERO DA VARA) CÍVEL DA COMARCA DE … ESTADO …

Processo de Referência Número: …

ANTÔNIO AUGUSTO (SOBRENOME), já devidamente qualificado nos autos da presente Ação de Obrigação de Fazer c/c Reparação por Danos Morais e Materiais, em epígrafe, que move em face de MAX TV S.A. e LOJAS DE ELETRODOMÉSTICOS LTDA., ambas igualmente qualificadas, vem, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado ao final assinado, com endereço na (endereço completo), com fundamento no Art. 1009 e seguintes do Código de Processo Civil, interpor tempestivamente a presente APELAÇÃO.

Destaca o recorrente que, o presente recurso deverá ser recebido conforme os artigos 1013 e 1012 do CPC/15 em seus efeitos devolutivo e suspensivo.

Requer, ainda, a intimação das partes Apeladas para, querendo, apresentarem contrarrazões, no prazo de 15 dias, e, após o decurso do prazo, com ou sem manifestação dessas, que sejam as razões recursais anexas remetidas ao crivo do egrégio Tribunal de Justiça do Estado …., esperando-se que o recurso uma vez conhecido e processado na forma da lei, seja integralmente provido.  

Ademais, requer-se a juntada da competente guia de preparo e porte de remessa e retorno, que nos termos do art. 1007 do CPC/15 foram recolhidos e se encontram devidamente quitados.

Termos em que,

Pede deferimento.

Local …, data …

(Nome do Advogada e assinatura)

(Inscrição na OAB)

Razões da Apelação

Processo Número …

Apelante: Antônio Augusto (Sobrenome)

Apeladas: MAXTV S.A. e Lojas de Eletrodomésticos Ltda.

Egrégio Tribunal de Justiça do Estado …,

Colenda Câmara Cível,

Excelentíssimo Desembargador Relator,

I – BREVE SÍNTESE DA DEMANDA

O apelante adquiriu, em 20/10/2015, na Lojas de Eletrodomésticos Ltda., diversos eletrodomésticos de última geração, dentre os quais uma TV de LED pelo preço de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Durante 30 dias essa televisão funcionou perfeitamente, depois apresentou superaquecimento que levou à explosão da fonte de energia do equipamento, provocando danos irreparáveis a todos os aparelhos eletrônicos que estavam conectados a ela.

Em 25/11/2015 o apelante apresentou reclamação tanto ao fabricante (MaxTV S.A.) quanto ao comerciante de quem o produto fora adquirido permaneceram inertes, deixando de oferecer qualquer solução.

Diante disso, em 10/03/2016, Antônio Augusto propôs ação perante Vara Cível em face tanto da fábrica do aparelho quanto da loja em que o adquiriu. O juiz, porém, acolheu preliminar de ilegitimidade passiva arguida, em contestação, pela loja que havia alienado a televisão ao autor, excluindo-a do polo passivo, com fundamento nos artigos 12 e 13 do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, reconheceu a decadência do direito do autor, alegada em contestação pela fabricante do produto, com fundamento no Art. 26, inciso II, do CDC, considerando que decorreram mais de noventa dias entre a data do surgimento do defeito e a do ajuizamento da ação.

Assim, diante desses fatos aqui brevemente expostos, percebe-se que a sentença está com vício de juízo (error in judicando) cometidos pelo magistrado singular, e se torna imperiosa a reforma da decisão recorrida, com a prolatação de uma nova em seu lugar conforme restará demonstrado.

II – Dos Requisitos de Admissibilidade

  1. Subjetivos:

No que se refere a legitimidade do recorrente, percebe-se que esse é sim legitimo, uma vez que o Art. 996. Do CPC/15 diz que o recurso pode ser interposto pela parte vencida. É evidente também o interesse desse, tendo em vista que foi sucumbente na decisão e teve enorme prejuízo financeiro com a negativa do seu pleito.  

  1.  Objetivos:

A parte Apelante interpôs o presente recurso no prazo legal de 15 dias, cumprindo desse modo com a tempestividade exigida. Além disso, sabe-se que o presente recurso é cabível, pois de acordo com o art. 1009 a apelação é a adequada espécie de recurso a ser utilizado para impugnar sentença; inexiste fato modificativo ou extintivo do direito de recorrer, e como já foi dito, já foram devidamente recolhidos os valores para do preparo e aporte de remessa/retorno. 

Ademais, estão presentes todos os requisitos formais de admissibilidade inerentes à apelação, razão pela qual se punga, desde já, pelo seu conhecimento.

III – Da Legitimidade Passiva do Comerciante

O caso dos autos não é hipótese de fato do produto, ocasião em que seria aplicável os Arts. 12 e 13 do Código de Defesa do Consumidor, e por isso, devida a exclusão da loja do polo passivo. O caso em questão é, sim, de vício do produto, razão pela qual se aplica o Art. 18 do Código de Defesa do Consumidor, in verbs:

 “Art. 18 Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.”

Isso posto, percebe-se que ao contrário do que apontou na sentença, existe a responsabilidade solidariedade entre o varejista, que efetuou a venda do produto, e o fabricante, sendo assim, a Loja de Eletrodomésticos Ltda. parte legítima para figurar no polo passivo da presente ação, devendo-se admitir a propositura da ação em face de ambos, na qualidade de litisconsortes passivos.

IV – Da Inocorrência de Decadência

Oportuno se torna elucidar que, Art. 26, inc. II, do CDC, diz respeito ao prazo para reclamar diretamente perante o fornecedor, não perante o Poder Judiciário, razão pela qual, tendo o Apelante reclamado aos fornecedores dentro do prazo legal de 90 dias, não há que se falar em ocorrência de decadência no caso concreto, uma vez que o Código de Defesa do Consumidor dispensa o seu art. 27 para a regulação da prescrição. Segundo esse último artigo o consumidor tem o prazo de cinco anos para promover a ação de reparação de danos motivada pelo fato do produto ou serviço (acidente de consumo), sob pena de prescrição da pretensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com