TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apontamentos sobre Ciência Política - diferenças sobre a psicologia e a sociologia.

Por:   •  6/4/2015  •  Abstract  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

APONTAMENTOS SOBRE O TEXTO: “A CIÊNCIA POLÍTICA E A PSICOLOGIA”.

Observa-se que a Filosofia, o Direito e a Economia buscaram influenciar a Ciência Política demonstrando grande participação nesta, inclusive, através de um pensamento crítico, englobá-la em cada um daqueles ramos do conhecimento científico. Agora, foi a vez da Psicologia e da Sociologia tentar absorver a Ciência Política, tal qual tentaram anteriormente os filósofos, os juristas e os economistas. Sendo assim, psicólogos e sociólogos tentam demonstrar a hegemonia de suas ciências e buscam até uma absorção, levando a Ciência Política a se apresentar apenas como disciplina, uma orientação para os trabalhos daqueles que fundaram a chamada “Nova Ciência Política”, estudo em evidência nos Estados Unidos da América.

O irracionalismo, não raro observado em atividades de governos ou relações de Estado, fortalece por igual à convicção dos psicólogos, que esclarecem que não é possível lograr uma compreensão plenamente satisfatória do processo político sem antes conhecer às motivações psicológicas. Existe o erro de alguns quererem reduzir a Ciência Política a simples capítulos da Psicologia Social, o que promoveria um “enxugamento” inaceitável daquela Ciência. Não se pode aceitar que os “behavioristas” adotem uma dimensão exclusiva da Ciência Política, pois, seu estudo e contribuição são mais amplos para se sujeitar a simplificação.

APONTAMENTOS SOBRE O TEXTO: “A SOCIOLOGIA POLÍTICA, UMA NOVA AMEAÇA À CIÊNCIA POLÍTICA?”.

Escolhe-se a pensamento de que a Sociologia Política é parte integrante da Ciência Política, pois, mesmo coincidindo matérias de estudo em comum, os principais temas da Sociologia Política são integrantes e inseparáveis da Ciência Política. Gosta-se da afirmativa de que a Ciência Política é o todo, a Sociologia Política a parte.

È vista a posição dos sociólogos de que certos campos de preocupação teórica deixaram de ser importantes, e assim uma preocupação empírica tomou força deixando de lado o interesse pela vida política. Mas uma retarda análise da formação desse campo de estudo quase levou à subsistência da Sociologia Política, no entanto, com uma atualização de seu objeto de estudo nos últimos vinte anos, esta passou a progredir e afetar negativamente a autonomia da Ciência Política.

Mesmo através da posição citada acima, fica claro que não há a possibilidade de uma absorção da Ciência Política pela Sociologia Política, pois, mesmo partilhando pontos e um terreno comum, as duas disciplinas não se confundem, haja vista um maior potencial da Ciência Política em entender os “valores” da vida política, de exercer um critério de análise focado no unitarismo da sociedade, ou seja, mais enfoque ao conhecimento das partes do que do todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com