TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Argumentos contra e a favor da biografia não autorizada homossexualidade

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 3

Argumentos contra e a favor da biografia não autorizada

Contra

  • Temos que exercer o direito á privacidade como elo importante da cadeia da cidadania soberana, e principalmente da vida particular, muitos casos de biografias acabam difamando e prejudicando os biografados em suas carreiras. 

         "É o principio da sabedoria decisória sobre a vida privada que deve prevalecer". 

  • O biografado pode sofrer muitas verdades narradas, mesmo que os excelentes biógrafos e as pessoas que opinam sejam sinceras e competentes. A privacidade deve ser respeitada, falar sobre a carreira do biografado tudo bem. No entanto, as biografias do modo como é hoje, a liberdade de expressão, eles envolve muitas coisas familiar nas biografias e isso acaba prejudicando o personagem em vários pontos. O escrever sobre uma pessoa que é notória apenas por um ou dois eventos, a inclusão de muitos detalhes, mesmo com fontes adequadas, pode trazer problemas.
  • A liberdade de expressão, sob qualquer circunstância, precisa ser preservada. Mas ás biografias hoje em dia ocorre o risco de acolher injustiça, à medida que privilegia o mercado em detrimento do individuo; editores e biógrafos ganham fortunas enquanto aos biografados resta o sofrimento da indignação.

As biografias deveriam ser autorizadas e criadas um acordo de valores entre eles, porque o biografo esta ganhando dinheiro "pelas vidas dos outros".

A favor

  • A biografia não é uma invasão da vida alheia, mas um procedimento de analise sério e metódico, fundando em documentos e depoimentos, que visa a estabelecer as relações entre os personagens e sua época. Se não for às biografias não teríamos histórias para contar do nosso país, ao impedir a biografia, você corta um pedaço da história do país. A historiografia do nosso país está sendo prejudicada porque o Código Civil acaba atrapalhando a publicação livre do pensamento, da criação, contrariando a Constituição. Temos que ter biografias dos artistas brasileiros, de personalidades. 

Será esse nosso futuro, sem personagem?

  • As vidas dos indivíduos são partes das histórias. As biografias são, portanto formas de entender a realidade e não podem ser objeto de nenhum limite ou interdição. Castrar a biografa significa ferir mentalmente a compreensão das sociedades. Biografias são reportagens, que constituem gênero do jornalismo.

Não se pode impedir que as pessoas escrevessem. Temos que ter biografias dos artistas brasileiros, de personalidades.

  • A biografia não basta elogiar nem insultar, mas entender. O biografo deve ser livre para reconhecer e expor as virtudes e os defeitos dos atores da história, acima das sensibilidades pessoas ou dos interesses de qualquer natureza.

A biografia pode ser inconveniente, mas jamais desonesta com os fatos. Deve-se ter cautela ao citar nomes de indivíduos tratados primariamente no contexto de um evento único. De  acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988: O Artigo 5º, no entanto, afirma que "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,  independentemente de censura ou licença" e atesta que "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano  material ou moral decorrente de sua violação".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com