TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aristóteles - A ética do meio termo e da felicidade

Por:   •  29/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  2.490 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Ética Geral e Profissional

8º Período A – Direito - FAPAM

Aristóteles - A ética do meio termo e da felicidade

        A ética na visão de Aristóteles compreende o estudo de outras questões não-éticas incutidas na ação humana, como política, psicologia, biologia, física, entre outros. A ética seria um meio termo entre excesso e carência, tal meio termo seria o conceito de virtude.

        A mediação da conduta ou ação humana entre os excessos e as carências seria uma conduta virtuosa. O excesso seria os vícios humanos e a carência seria suas privações.

        Como exemplos de vícios por excesso na ação humana podemos citar a libertinagem, prodigalidade, vaidade e a covardia. A conduta carente seria a insensibilidade, temeridade, avareza e a humildade, como exemplos. Para Aristóteles, a perfeição ética se daria no meio termo entre esses extremos, que seria, por exemplo, a temperança, a coragem, a liberalidade e a magnificência.

        A finalidade da conduta humana seria a felicidade. Ao alcançar o meio termo na conduta, o entendimento dos opostos (excesso e carência), o indivíduo se tornaria uma pessoa virtuosa e tal virtude seria um meio para se chegar a felicidade, o que seria benéfico e importante para a convivência em sociedade.

        Aristóteles ressalta ainda que os legisladores, ao criarem as leis, devem observar tais opostos da conduta humana (excessos e carências) para chegar ao meio termo, ou seja, estimularem a virtude e a cidadania para propiciar o bem-estar na sociedade.

INTEGRANTES:

Noé Ribeiro Guimarães da Silva

Raphael Gomes Nery

João Victor Martins Vitória

Mateus Lázaro Duarte dos Santos

Hugo Henrique da Silva        

  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com